Curiosidades

Chadwick Boseman – História, carreira profissional e principais papéis

Chadwick Boseman, conhecido ao redor do mundo pelo seu papel de Pantera Negra, morreu aos 43 anos de idade, deixando uma legião de fãs.

Atualizado em 02/09/2020

Pensar em Chadwick Boseman, é também pensar em Pantera Negra, super-herói da Marvel. Apesar da sua extensa carreira no cinema, é muito difícil diferenciar o ótimo ator do icônico personagem.

Chadwick Boseman interpretou o personagem nos filmes Capitão América: Guerra Civil (2016), Pantera Negra (2018), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).

Mas Chadwick Boseman é muito mais do que um ator de apenas um personagem. Ele atuava na TV, desde 2003, e na década de 2010 investiu sua carreira no cinema.

Após consolidar uma carreira invejável, o ator morreu dia 28 de agosto deste ano, aos 43 anos de idade, devido a um câncer no cólon. Enfim, a seguir, o Segredos do Mundo te conta um pouco da sua história, carreira e filmes imperdíveis.

História de Chadwick Boseman

Imagem: Bored Panda

Primeiramente, Chadwick Boseman é filho de Carolyn, que trabalhava como enfermeira, e Leroy Boseman, funcionário de uma fábrica de têxteis na infância do ator. O ator nasceu e foi criado em Anderson, na Carolina do Sul.

Sobretudo, o ator tinha em sua veia a arte desde muito jovem. No primeiro ano do colegial, ele escreveu e encenou uma peça na escola, logo após seu colega ter sido morto à bala.

Além disso, ele se formou em T. L. Hanna High School, em 1995. Logo depois, ele ingressou na graduação em Artes Plásticas, na qual formou em 2000.

Certamente, o desejo do ator era escrever e dirigir, ao invés de atuar. Apesar disso, ele estudou atuação para conseguir aprender a se relacionar com outros atores.

Carreira

Imagem: Cláudia

Sua carreira começou longe das câmera, sendo que seu primeiro trabalho, após formado, foi como instrutor de drama no Schomburg Junior Scholars Program.

Sobretudo, foi em 2003 que o ator começou sua carreira no audiovisual. Seu primeiro papel na TV foi em um episódio de Third Watch. Além disso, ele também participou de séries como:

  • Law & Order;
  • CSI: NY;
  • ER.
Imagem: SCS

Em 2008 ele ganhou um papel fixo na TV, sem ser uma participação especial, no seriado Lincoln Heights. No mesmo ano ele participou do seu primeiro longa-metragem, The Express.

Desde então, participou de muitos filmes. Apesar disso, foi atuando como Pantera Negra que ele ficou conhecido em todo o mundo, eternizando o “Wakanda Forever”.

Batalha contra o câncer

Chadwick Boseman - História, carreira profissional e principais papeis
Imagem: A Tarde

Na última semana, certamente muitos fãs do trabalho de Chadwick Boseman ficaram sem reação ao descobrir que ele morreu devido a um câncer no cólon. O ator enfrentava a doença há 4 anos, desde 2016. Acima de tudo, ele passou pelo tratamento em silêncio, sem contar ao mundo sobre o problema.

Apesar disso, nos últimos meses, muitas pessoas desconfiaram que o ator não estava bem. Desde a última cerimônia do Oscar, o ator estava mais magro do que normalmente visto nos longas.

Chadwick Boseman - História, carreira profissional e principais papeis
Imagem: Legião dos Heróis

Em vida, Chadwick Boseman nunca gostou de expor sua vida intima. Ele gostava de manter sua vida pessoal longe da sua imagem profissional.

Tanto que, em 2019, o ator se casou em segredo com a cantora Taylor Simone Ledward. Além disso, o casal conseguia manter um relacionamento escondido da mídia desde desde 2015.

Principais obras que Chadwick Boseman realizou

Por fim, quais filmes você já assistiu com o astro? Listamos as principais obras com Chadwick Boseman que você precisa conferir!

1 – Pantera Negra

Inicialmente, precisamos começar pelo longa que tornou Chadwick Boseman um dos grandes astros de Hollywood. Em Pantera Negra (2018), o ator viveu o papel de T’Challa, rei de Wakanda. Além de interpretar o primeiro super-herói negro dos quadrinhos, ele também, foi o primeiro protagonista negro em um filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

A história gira em torno do próprio Pantera Negra, herói que é o rei de Wakanda, um reino escondido do resto da Terra cheio de riquezas. Além disso, o seu papel é proteger o reino de todos os tipos de ameça, sejam elas internas ou externas.

2 – 42: A História de uma Lenda

Neste longa, Chadwick Boseman vive Jackie Robinson, um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey, vivido por Harrison Ford, o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos.

Em resumo, tanto o jogador quanto o executivo irão enfrentar o racismo para conseguir os seus objetivos em comum.

Enfim, o longa é de 2013, sendo o primeiro em que o ator é protagonista.

3 – James Brown

Em 2015, Chadwick Boseman interpretou o lendário James Brown, conhecido como “O Padrinho do Soul.” Ele deu vida, sobretudo, de maneira única ao cantor, dançarino e compositor famosos em todo o mundo.

4 – Crime sem saída

Finalmente, em 2019, o ator viveu Andre Davis, um detetive da polícia de Nova York. Em resumo, o policial precisa encontrar um assassino de policiais.

5 – Marshall: Igualdade e Justiça

Um dos últimos filmes de Chadwick Boseman foi Marshall: Igualdade e Justiça, onde ele viveu Thurgood Marshal. Antes de se tornar o primeiro juiz afro-descendente, Marshall deve encarar um caso que pode definir os rumos de sua carreira. Certamente falar mais do que isso é entregar spoilers.

6 – Destacamento Blood

Por fim, o último filme da lista é uma obra da Netflix. Sobretudo, esse é o filme em que o ator foi dirigido por Spike Lee, uma lenda da direção em Hollywood.

Destacamento Blood, lançado em 2020, mostra um grupo de quatro veteranos de guerra afro-americanos. Em síntese, eles voltam ao Vietnã em busca de restos mortais do líder de seu antigo esquadrão.

Enfim, você gostou dessa matéria sobre a vida de Chadwick Boseman? Então você também vai gostar dessa: Pantera Negra – História do personagem antes do sucesso no cinema

Fontes: Terra, Adoro Cinema, CNN Brasil.

Fontes das imagens: Disney, Bored Panda, A Tarde, Legião dos Heróis, SCS,