Cientista cria sacola de mandioca, que dissolve na água quente

Todo mundo sabe que o plástico é um verdadeiro veneno para o planeta e as sacolinhas plásticas, daquelas dos supermercados, são umas das principais causas dessa tragédia ambiental. Toneladas e mais toneladas de sacolas e outros produtos plásticos – produzidos a partir de petróleo e que levam centenas de anos para entrar em decomposição – são descartadas de forma incorreta.

Para tentar reverter a situação e substituir, quem sabe, as sacolas plásticas, o biólogo Kevin Kumala, de Bali, na Indonésia, criou uma sacola de mandioca. Na aparência e na funcionalidade, ela não se difere da sacolinha tradicional, mas seu material é biodegradável e leva somente alguns meses para desaparecer do meio ambiente.

Sacola de mandioca dissolve na água quente

E essa não é a única vantagem da sacola de mandioca (como se só essa já não valesse a pena). Produzida pela Avani Eco, seu material – que na verdade é o amido de mandioca -, pode ser facilmente dissolvido em água morna ou quente.

Mas, não se desespere, se você for surpreendido pela chuva no meio do caminho, suas compras não vão se espalhar pela rua. A sacola de mandioca é inteligente o suficiente para não se dissolver em água em temperatura ambiente!

E sim, a sacola de mandioca é bem resistente. Cada uma delas é capaz de suportar 3 quilos.

Outras ideias brilhantes

Mas, a Avanti Eco não se limitou somente a essa inovação biodegradável. Ainda estão no portfólio da empresa talheres de madeira, copos e canudos do mesmo material que a sacola de mandioca e embalagens de comida de fibra de cana de açúcar, que substituem o isopor comum.

Interessante saber que tem gente tentando salvar nosso planeta, não é mesmo? E o melhor, com soluções inteligentíssimas!

Agora, falando em atitudes eco friendly, você começar a se mexer em casa também, com pequenas mudanças, como as apresentadas nesse outro post: 15 ideias criativas para começar a repensar seu lixo.

Fonte: Hypeness