Uma das doenças mais silenciosas e temidas dos últimos tempos, o câncer chega sem avisar e, como todo mundo sabe, não conta com uma cura certeira e específica. E embora muitos estudos estejam em andamento para descobrir como curar esse mal, um passo a mais pode ter sido dado no que diz respeito a essa doença tão perversa.
Ao que tudo indica, estudos apontaram o que os cientistas estão chamando de principal causa da câncer: a acidez do organismo. E, ao que tudo indica, essa é uma reação natural ao tipo de vida e de alimentação da maioria de nós hoje em dia.
E, ao que tudo indica, essa não é uma descoberta recente. Quem começou a falar sobre isso foi Otto Heinrich Warburg, um fisiologista e bioquímico alemão que, em 1931, foi o ganhador do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.
A causa do câncer na prática
Segundo Warburg, uma vida sedentária e regada de uma alimentação baseada em produtos industrializados em embutidos somam um conjunto de fatores que podem deixar o organismo extremamente ácido.
Por sua vez, essa acidez limita a oxigenação das células, chamada de hipóxia. Esse processo, aliás, é causado porque íons de hidrogênio, muito presentes na água, acabam se unindo ao oxigênio e impedindo a oxigenação eficiente no interior das células.
Como consequência dessa falta de oxigenação, a a principal causa do câncer, ou seja, a acidez do organismo; aumenta descompensadamente. A consequência disso é que o caminho fica livre para que as células comecem a se dividir de forma desordenada, o que causa essa doença tão temida.
Câncer e defesa do organismo
O câncer, então, pode ser visto como um mecanismo de defesa do organismo. Isso porque as células cancerosas conseguem viver sem oxigênio, o que passa a ser necessário em um organismo com acidez elevada e uma oxigenação celular limitada.
Em seus estudos, Warburg mostrou ainda que se você privar uma célula normal de apenas 35% de seu oxigênio por dois dias, por exemplo, ela pode acabar se tornando cancerosa. Isso mesmo, rápido assim!
Como prevenir a principal causa do câncer
Embora não seja possível dizer, exatamente, que as medidas abaixo vão manter você longe da doença, os cientistas acreditam que as escolhas corretas na alimentação e uma vida ativa ajudem a nos deixar longe da principal causa do câncer: a acidez.
Para isso, é preciso criar hábitos que ajudem a manter os níveis de pH (referente a acidez) do organismo em equilíbrio. Isso faz com que as bactérias e uma série de outras doenças além do câncer sejam neutralizadas.
E, para conseguir isso é preciso seguir o que é conhecido como uma dieta alcalina, ou seja, ao contrário de uma dieta ácida. Só para que você entenda o quanto isso é importante, especialistas apontam que de todo alimento que consumimos, 60% precisa ser de alcalinos e somente 40% de alimentos ácidos.
O que evitar na dieta alcalina:
Açúcar refinado;
Carne vermelha;
Leite de vaca e derivados;
Sal refinado;
Farinha branca – e derivados;
Margarina;
Cafeína;
Álcool;
Medicamentos;
Alimentos com conservantes, corantes, aromatizantes, etc.
O que priorizar na dieta alcalina:
Vegetais crus;
Frutas;
Sementes;
Grãos;
Mel;
Aloe Vera;
Água
Bônus:
Abaixo, listamos ainda duas receitas simples que permitem uma rápida alcalinização do sangue e do organismo como um todo. A primeira, por causa do sódio, não é indicada a quem tem hipertensão, mas a segunda está liberada para todos.
1. Bicarbonato de sódio + limão
1/3 de colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de suco de limão fresco
Você só precisa misturar os dois ingredientes, acrescentando o bicarbonato aos poucos. Os ingredientes (ácido + base) vão começar a reagir a efervescer. Então, quando acabar o bicarbonato, encha o copo com 200 ml de água.
2. Água + limão
2 litros de água
1 limão
Basta corta o limão com casca e tudo em rodelas e colocar no jarro de água. Deixe a mistura de molho por 8 horas e tome ao longo do dia.
E aí, que tal colocar as dicas e os ensinamentos desse post em prática? Afinal, praticar exercícios regularmente e comer bem livre você de muitos problemas futuros, não é verdade?
E, falando em saúde, não deixe de conferir ainda: 6 hábitos tão ou mais prejudiciais à saúde quanto fumar.
Fonte: Site de Beleza e Moda, Natue, Emagrecer e Perder Peso