Claras de ovos ou ovos inteiros: o que é melhor para ganhar músculos?

Quem nunca viu um marombeiro comendo uma granja toda de ovos na hora das refeições nem imagina o quanto esse alimento é o queridinho dos que querem ficar travadões. Embora isso seja uma fato, existe um ponto sobre esse alimento que causa bastante polêmica quando o assunto é o ganho de músculo: é melhor comer só as claras de ovos ou os ovos inteiros?

Embora o time dos que defendem a ingestão somente das claras de ovos seja maior nesse meio das academias, na prática parece que não existem tantas vantagens assim em descartar a parte amarelinha dos ovos. Pelo menos é isso que mostra um estudo recente, divulgado pela Universidade de illinois, nos Estados Unidos.

Ovos inteiros x claras de ovos

Ao que tudo indica, o estudo levou em consideração 10 homens jovens depois de um treino de resistência. Eles foram divididos em dois times e convidados a comer ovos inteiros ou somente as claras de ovos depois do treino.

Quem comeu o ovo por completo acabou ingerindo 18 gramas de proteínas e 17 gramas de gorduras, enquanto os que comeram somente as claras de ovos ingeriram 18 gramas de proteínas e 0 gramas de gorduras.

Exames de sangue e biópsias musculares apontaram que os aminoácidos, ou seja, as moléculas menores que formam as proteínas; entre os participantes era a mesma em ambos os grupos.

As vantagens das gemas

Mas, quem comeu ovos inteiros logo depois do treino apresentou uma vantagem sobre quem comeu apenas as claras de ovos: com as gemas, o alimento ajuda muito mais na formação da massa muscular.

Segundo os especialistas, esse fator garantiu uma resposta pós-treino de construção de músculos muito melhor em quem comeu os ovos inteiros: de forma geral, a resposta foi 40% maior que a observada no grupo que ingeriu somente as claras.

Para os cientistas, isso acontece porque a gema possui proteínas, mas também conta com componentes que não estão presentes nas claras de ovos. Essa combinação de nutrientes, de alguma forma, parece melhorar a capacidade do corpo aproveitar essa proteína ingerida para fortalecer os músculos.

Resumindo…

E os pesquisadores vão além. Segundo eles, esse estudo mostra que ingerir proteínas dentro de uma matriz alimentar natural é muito mais benéfico para a construção muscular que recorrer às fontes isoladas de proteínas, como as claras de ovos separadas da gema ou mesmo os suplementos proteicos.

E então, o que você pensa sobre esse assunto? Já fez alguma dieta em que precisava comer só as claras ou que tivesse que dar preferência ao ovo nas refeições? O que você achou? Não deixe de comentar!

Agora, falando em ovos, você precisa conferir ainda: 7 coisas que acontecem no seu corpo se você comer 2 ovos por dia.

Fonte: Saúde