Mundo Animal

10 características e curiosidades sobre a cobra mulçumana

A cobra muçurana, serpente comum na América Latina, é considerada um réptil inofensivo por não ser venenosa e se alimentar de outras cobras.

A cobra muçurana ou preta é um nome comum usado para várias espécies de cobras do gênero Clelia. Clelia é um gênero de grandes cobras da família Colubridae.

Em suma, esse gênero é endêmico da América Central e América do Sul, e espécies de Clelia podem ser vistas do sul do México ao Brasil. Além de muçurana, ela tem outros nomes populares em vários países, como zopilota na América Central e cribo em algumas ilhas do Caribe. Veja suas principais características a seguir.

10 características e curiosidades sobre a cobra preta

1. Quais as características físicas da cobra muçurana?

As cobras muçuranas têm um comprimento total médio incluindo cauda de cerca de um metro e meio, mas podem crescer até cerca de 2,5 m. Quando jovem, sua cor dorsal é rosa claro, que se torna azul-chumbo quando adulta. Além disso, sua cor ventral é amarelo esbranquiçado.

Continua após a publicidade

2. Como esses répteis atacam suas presas?

Cobra muçurana: 10 características e curiosidades sobre a cobra preta

As cobras pretas têm de 10 a 15 dentes na parte frontal da mandíbula superior, que são seguidos, após um espaço, por dois dentes largos e estriados na parte de trás da boca. Aliás, os dentes opistóglifos são os que elas usam para agarrar a cabeça da cobra atacada e empurrá-la para dentro a garganta.

Em seguida, eles se enrolam em torno da presa, matando-a por constrição. Ademais, o longo corpo da cobra ingerida é comprimido como uma onda para se ajustar ao sistema gastrointestinal das muçuranas.

3. Onde esses répteis vivem?

Continua após a publicidade

Esses répteis são endêmicos da América do Sul e da América Central. Espécies de Clelia podem ser vistas do sul do México até o Brasil. Além disso, a muçurana pode ser observada principalmente em uma região que compreende a Costa Rica, partindo da Guatemala e seguindo em direção ao Brasil. Elas vivem na densa vegetação ao nível do solo.

4. Com quem vivem as cobras pretas?

Cobra muçurana: 10 características e curiosidades sobre a cobra preta

Esses répteis vivem principalmente em condições solitárias. Elas só se reúnem durante a época de reprodução, que ocorre na primavera.

5. Quanto tempo vive uma muçurana?

Cobra muçurana: 10 características e curiosidades sobre a cobra preta

Continua após a publicidade

Esses répteis podem viver até 11 a 12 anos em cativeiro. No entanto, ainda não se sabe sua expectativa de vida na selva.

6. Como é a reprodução dessas cobras?

Esses répteis são ovíparos e realizam rituais de acasalamento durante os quais a fêmea fica bastante agressiva e pode até matar o macho e comê-lo. O período de gestação é de cerca de 47 dias, após os quais a fêmea põe uma ninhada de aproximadamente nove a 25 ovos, 11 em média, na primavera, ou seja, nos primeiros dias de março. Com efeito, os ovos levam cerca de três a quatro meses para eclodir.

7. Quantas cobras muçuranas existem no mundo?

Continua após a publicidade

A população exata desses répteis ainda não foi avaliada, isso porque essas espécies não foram todas estudadas adequadamente e não são facilmente localizadas.

8. Como é o atual estado de conservação dessa espécie?

Cobra muçurana: 10 características e curiosidades sobre a cobra preta

As cobras muçuranas são protegidas por lei. Essas espécies tornaram-se raras principalmente devido ao desaparecimento de suas presas.

Além disso, muitas populações dessas espécies foram extintas em seus habitats, mas a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) ainda não avaliou todas as suas espécies. Aliás, essa espécie de cobra Clelia clelia foi classificada na categoria de menor preocupação pela Lista Vermelha da UICN.

Continua após a publicidade

9. As muçuranas são venenosas?

Embora as muçuranas tenham presas traseiras e produzam um veneno moderado, essas cobras não representam perigo para os humanos. Mesmo quando manuseadas, geralmente não mordem.

10. Por que essas cobras são chamadas de limpa-campo?

Cobra muçurana: 10 características e curiosidades sobre a cobra preta

Por fim, em algumas regiões, os agricultores mantêm as muçuranas como animais de estimação para manter seu ambiente livre de víboras, que causam anualmente um grande número de mortes de animais domésticos, como o gado; daí seu apelido limpa-campo.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber mais sobre essa espécie de cobra? Pois, leia também: 20 curiosidades sobre o Gato de Pallas, o felino mais expressivo do mundo

Próxima página »

Escolhidas para você