Curiosidades

Coceira no corpo: 8 causas principais e como tratar a irritação

A coceira se refere a uma sensação desagradável, um comichão que causa irritação na pele e pode ser ou não acompanhada de erupção cutânea.

Certamente, a coceira é um sintoma que todos nós já experimentamos ao menos uma vez na vida. No entanto, pode ser difícil reconhecer as causas dessa irritação. Embora os sintomas de coceira variem, geralmente leva a uma sensação de desconforto na pele. Ou seja, um comichão generalizado (por todo o corpo) ou localizado (em um ponto específico). Além disso, as vezes, a coceira dura muito tempo e pode ser intensa. Conforme você esfrega ou coça a área, ela começa a coçar ainda mais, tornando quase impossível parar.

Nesse sentido, a coceira pode ser causada por toxinas na pele (contato com plantas e animais venenosos), medicamentos, doença hepática, doença renal, picadas de inseto, urticária, formas raras de pele câncer (micose fungoide e linfomas de células T), infecções (incluindo varicela e infecções fúngicas), irritação de roupas, eczema, hemorroidas e muitas outras condições.

Por outro lado, as causas infecciosas da coceira incluem doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs ), parasitas (como sarna , pulgas, percevejos, vermes e piolhos) e doenças virais.

8 principais causas da coceira no corpo

Coceira no corpo: causas e remédios caseiros para aliviar a irritação
Foto: Pinterest

A seguir, listamos algumas causas comuns de coceira na pele, com seus sintomas relacionados:

1. Pele seca

A pele pode ficar seca e causar coceira em climas quentes ou frios, secos ou devido ao uso de sabão. A pele seca parece escamosa e áspera e em alguns casos pode rachar, o que é muito doloroso.

2. Picada de inseto

Para identificar se a coceira no corpo é causada por um inseto, basta verificar se há uma protuberância ou bolha ao redor da picada. Além disso, a área pode estar inflamada e inchada.

Continua após a publicidade

3. Urticária

É um dos tipos de alergias que causa manchas rosas ou vermelhas pelo corpo. A erupção geralmente ocorre no tórax, abdômen ou nas costas, mas pode aparecer em qualquer lugar. Dessa forma, a coceira no corpo pode durar de algumas horas até um dia inteiro, e depois desaparece sem deixar cicatrizes.

4. Escabiose

É uma erupção cutânea que causa coceira extrema e é causada por pequenos ácaros. Desse modo, a picada deixa caroços vermelhos e marcas de filamentos na pele. Geralmente aparecem entre os dedos das mãos e dos pés, na parte interna dos pulsos, nas axilas, ao redor da barriga e virilha ou nas nádegas.

5. Erupção cutânea

Tem a aparência de pequenas manchas ou bolhas rosadas ou vermelhas. Eles podem aparecer em qualquer parte da pele. Ela também é chamada de miliária ou brotoeja, e é muito comum em bebês.

6. Eczema

Causa manchas vermelhas e escamosas que coçam muito na pele. As manchas geralmente ficam nas bochechas, nas dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos. O eczema é comum em crianças e geralmente ocorre em pessoas que apresentam doenças como alergias, rinite alérgica ou asma. O eczema também é chamado de dermatite atópica.

7. Psoríase

Causa manchas vermelhas espessas e escamosas na pele. As manchas ficam geralmente no couro cabeludo, joelhos, cotovelos, umbigo e entre as nádegas.

8. Colestase obstétrica

Esta é uma condição incomum que geralmente ocorre nos últimos quatro meses de gravidez. Pode causar coceira no corpo, todavia, sem erupção cutânea. Todo o corpo pode ser afetado, incluindo as palmas das mãos e as solas dos pés.

Continua após a publicidade

Remédios caseiros para coceira no corpo

A coceira nem sempre exige uma corrida à farmácia. Ou seja, alguns remédios caseiros para essa irritação também podem ajudá-lo a parar de coçar.

Azeite de Oliva e Óleo de coco

Foto: Pexels

O azeite de oliva e o óleo de coco são ótimos para hidratação e suaves para a pele. Basta espalhar nas áreas secas para aliviar a irritação.

Aveia

Foto: Pexels

Outro alimento básico da cozinha – aveia em pó – pode ajudar a aliviar a coceira na pele. Assim, basta tomar banho com essa solução caseira. Em suma, ela possui propriedades anti-inflamatórias e um revestimento calmante para a pele irritada ou queimada de sol.

Bicarbonato de Sódio

Foto: Pexels

Um banho de bicarbonato de sódio pode ajudar a acalmar a coceira, pois o sódio ajuda a reduzir a inflamação neutralizando os ácidos na superfície da pele, equilibrando assim o pH, além de atuar como um antisséptico natural, matando as bactérias no corpo.

Comer abacate e salmão

Foto: Pexels

Comer ácidos graxos ômega-3 extras, encontrados no abacate, bem como nozes e salmão, infunde a pele com óleos saudáveis, que ajudam a evitar a coceira no corpo.

Aloe vera para coceira na pele

Coceira no corpo: causas e remédios caseiros para aliviar a irritação
Foto: Pexels

Por fim, a planta certa para curar queimaduras também faz maravilhas para a coceira no corpo. Isso acontece porquê o Aloe é anti-inflamatório e, portanto, uma boa opção para pele irritada com coceira.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que sintomas de coceira no corpo e erupções são leves e temporárias, contudo, consulte um médico se a coceira persistir ou continuar a piorar com o tempo.

Coceira na gravidez

Coceira no corpo - Causas e remédios caseiros para aliviar a irritação
Foto: Pinterest

O prurido leve é ​​comum na gravidez devido ao aumento do suprimento de sangue à pele. Conforme a gravidez da mulher avança e seu bebê cresce, a pele de seu abdômen é esticada e isso também pode causar coceira.

A coceira leve geralmente não é motivo de preocupação, mas se a coceira se tornar intensa, pode ser um sinal de uma doença hepática grave chamada colestase obstétrica. Isso afeta menos de 1 em 100 mulheres grávidas, mas precisa de atenção médica.

Como tratar?

Usar roupas largas pode ajudar a prevenir a coceira, pois é menos provável que suas roupas esfreguem na pele e causem irritação. Também recomenda-se evitar materiais sintéticos e escolher tecidos naturais como o algodão, que permitem que o ar circule próximo à pele. Além disso, tomar um banho frio ou aplicar loção ou hidratante pode ajudar a aliviar a coceira.

Algumas mulheres acham que produtos com perfumes fortes podem irritar a pele, então recomenda-se usar uma loção ou sabonete simples.

Fontes: Fundação Sanepar, Global Medicina, Revista Encontro, Tua Saúde

Continua após a publicidade

Se achou este conteúdo interessante, clique e leia também: Sintomas de alergia – Como reconhecer as principais reações alérgicas

Fotos: Pinterest, Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você