Comer peixe muda estrutura do seu cérebro, segundo a Ciência

Nem todo mundo é fã de peixe, especialmente no caso dos mais aficionados em carnes vermelhas, mas comer peixe periodicamente não é algo que você precisa fazer apenas para manter a forma. Um bom pescado, grelhado, cozido ou assado (frito não!) faz bem para a saúde de uma forma que você jamais poderia imaginar.

Segundo estudos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados unidos, comer peixe tende a mudar a estrutura do cérebro humano, aumentando a quantidade de matéria cinza e deixando o córtex cerebral mais denso. E, para quem não sabe o que isso significa em termos práticos, os cientistas afirmam que essa alteração estrutural deixa o cérebro mais resistente a doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Segundo especialistas, isso acontece porque a “fortificação” estrutural a partir do consumo de peixes acontece nas áreas cerebrais diretamente ligadas à memória e ao aprendizado. Como observaram no estudo, em pouco tempo, os voluntários tiveram um aumenta de 14% na massa cinza do hipocampo.

3

Comer peixe, mas quanto?

E, se você não tem costume de comer peixe, não precisa ficar alarmado e correr para encher o congelador com essa carne. O consumo apenas uma vez por semana é o suficiente para que o corpo se beneficie com os nutrientes e a transformação estrutural no cérebro aconteça.

1

Além disso, não existe um tipo específico de peixe que deve ser consumido. Ainda de acordo com a pesquisa, todos contribuem igualmente.

4

O que, exatamente, faz bem?

O único problema, até o momento, é que os estudos ainda não identificaram exatamente qual nutriente na composição do peixe causa tantos efeitos positivos na saúde cerebral. Há indícios de que sejam os ácidos graxos, como o famoso omega-3, mas os responsáveis pelo estudo alertam que não foi observada uma correlação entre uma maior concentração dessa gordura no sangue e o aumento do volume cerebral.

2

Mas, até que descubram, o melhor mesmo é começar a comer um peixinho toda semana, não? Você só precisa conferir esta outra matéria para se prevenir de um problema sério com relação a este assunto: O salmão que você come pode estar envenenando você! 

Fonte: Revista Galileu