Ciência & Tecnologia

Como abrir uma porta sem a chave?

Sabe quando a gente esquece nossa chave e não conseguimos nem chamar o chaveiro? Neste texto, vamos te ensinar como abrir a porta sem a chave.

Saber como abrir uma porta sem chave pode ser bastante útil em casos de emergência, como quando esquecemos ou perdemos a chave em algum lugar e precisamos entrar no local com urgência ou quando não conseguimos contatar nenhum profissional.

Para conseguir destrancar a porta sem a chave, você pode precisar de alguns objetos e ferramentas, por exemplo, clipes, grampos, alfinetes etc., conforme mostraremos a seguir.

De modo geral, as fechaduras têm um funcionamento comum, o que ajuda muito a aprendermos a abri-las sem chave. A seguir, você vai ver um vídeo que explica como as fechaduras funcionam e como é possível abrir. Quem ensina é George Robertson, um chaveiro com mais de 30 anos de profissão.

Continua após a publicidade

Bom, de acordo com ele, tudo o que as pessoas precisam entender é que as fechaduras contam com um mecanismo bastante simples que envolve apenas alguns pinos em sua parte interna. Assim, esses pinos precisam ser alinhados – com ou sem uma chave – para permitir que todo o conjunto gire, trancando e destrancando portas.

Confira diferentes maneiras de abrir porta sem chave

1. Como abrir uma porta sem chave com um clipe?

Primeiramente, é importante abrir o clipe até que ele fique em linha reta. Em seguida, você precisa dobrar o clipe em formato de um gancho que se encaixe na fechadura. Possivelmente, você terá que ajustar algumas vezes até conseguir o tamanho adequado.

Continua após a publicidade

Depois disso feito, você deve testar o gancho na fechadura, movimentando de um lado para outro até conseguir abrir a porta.

2. Como abrir uma porta com chave de fenda?

Para que essa técnica funcione, é importante que você encontre uma chave de fenda que se encaixe na fechadura que você quer abrir.

Continua após a publicidade

Com a chave de fenda em mãos, você deverá encaixá-la na fechadura e certificar de que a chave de fenda escolhida não encoste no lado das paredes da fechadura. Em seguida, você deverá mover a ferramenta de um lado para o outro com um pouco de pressão até conseguir que a porta se abra.

3. Como abrir uma porta com um alfinete?

O alfinete também é um objeto comum e que pode te ajudar a abrir uma porta trancada quando for necessário. Para isso, você vai precisar, primeiramente, lixar a ponta do alfinete para que ela não danifique sua fechadura.

Em seguida, você vai precisar inserir o objeto na fechadura até que ela faça clique e abra. No entanto, é importante ressaltar que você pode gastar um de tempo até encontrar o encaixe certo e por isso é necessária paciência.

Caso você não tenha um alfinete, você pode tentar utilizar outro objeto que seja pequeno e pontiagudo, fazendo os mesmos passos indicados anteriormente.

Continua após a publicidade

4. Como abrir uma porta com dois grampos de cabelo?

Para que você consiga abrir uma fechadura com dois grampos, em primeiro lugar, você precisa abrir um dos grampos até que ele fique em 90 graus, ou seja, até que ele fique em formato de ‘L’.

Em seguida, você deve tirar as pontinhas de plástico dos grampos e dobrar uma das pontas do grampo em 45 graus. Você deve dobrar a outra ponta até formar um “V”, para que sirva de puxador.

Depois disso, você vai pegar o outro grampo (não vai precisar abrir esse). Você vai precisar dobrar a parte fechada do grampo em aproximadamente 75 graus. Então, você vai inserir essa parte na fechadura e ela vai funcionar como uma alavanca.

Isso feito, você vai virar levemente a alavanca para o lado o qual a chave destrancaria a porta. Em seguida, você vai inserir o primeiro grampo (com a parte da dobra de 45 graus para dentro e para cima) até um pouco mais do que a alavanca, de forma que consiga empurrar os pinos da fechadura para cima.

Continua após a publicidade

Em seguida, você deverá procurar os pinos da fechadura que estão presos e, ao mesmo tempo, mantendo a pressão da alavanca feita com o outro grampo. Para achar os pinos, você precisa empurrar o grampo de cima para frente e para baixo e para cima até sentir o caminho feito pelos pinos.

Alguns dos pinos da fechadura serão facilmente movimentados, mas quando você encontrar o pino agarrado, você vai ter que mexer nele até ouvir um clique. Faça isso em todos os pinos que mantêm a fechadura trancada. Depois disso, basta que você gire a alavanca para abrir, colocando um pouco mais de pressão.

5. Como abrir uma porta com chave Allen?

Para que essa ferramenta funcione para abrir uma porta sem chave, é necessário que você tenha também uma lâmina de barbear. O primeiro passo vai ser desgastar a ponta da chave Allen com a lâmina para se tornar menor e caber no buraco da fechadura. É importante que a chave não fique muito justa, pois isso não permitirá que a porta abra.

Em seguida, você vai precisar encontrar o encaixe correto e rodar a chave até abrir a porta. No entanto, é importante pontuar que essa técnica funciona para as portas que têm um orifício no centro da maçaneta.

Continua após a publicidade

6. Como abrir uma porta com cartão de crédito?

Primeiramente, deve-se ressaltar que as portas que podem ser abertas com essa técnica são de modelos mais antigos, dessa forma, se a sua porta for mais moderna, você pode poupar o seu cartão de crédito, porque não vai funcionar.

Para conseguir abrir a porta com o cartão de crédito, você deve selecionar algum mais maleável (pode ser, inclusive, outros cartões, como de plano de saúde etc.). Então, você deverá inserir o cartão entre a porta e a parede e incliná-lo levemente em diagonal para baixo. É importante que você passe o cartão com firmeza, mas sem ser muito rápido.

Em seguida, você precisa certificar de que o ângulo diagonal permite o encaixe do cartão entre o portal e o trinco. Por fim, destrave a porta e gire a maçaneta.

7. Como abrir porta do carro sem chave?

Para esse tipo de situação, o indicado é utilizar um cabide, mas é importante saber que nem todos os carros permitem esse tipo de abertura da porta.

Continua após a publicidade

Primeiramente, você deverá desenrolar o cabide, mantendo apenas o gancho com o formato original. Em seguida, mova a borracha que veda o vidro do motorista e insira o cabide.

Mova o cabide até alcançar o trinco, com a ajuda do gancho do cabide, puxe-o e abra a porta.

Leia mais: 

Fontes: Um Como, Wikihow.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você