Você pode até não ter o dom, mas tem que admitir que todo mundo adora cantar. Seja no seu quarto trancado de frente ao espelho, ou então, no chuveiro quando o “palco” é completamente seu. Admita, cantar é bom para caramba.
Apesar disso, nem todo mundo tem o dom para cantar. Mas, será mesmo que você precisa ter um dom para cantar? Basta ver quantos músicos, ou “covers” da internet, fazem sucesso sem ter o minimo de talento.
Talvez a música, como qualquer outra coisa na vida, seja uma questão de prática. É como dizem: “1% de inspiração, e 99% de transpiração”. Ou seja, é necessário muito treino e trabalho duro para cantar bem.
Então se você gosta de cantar além do chuveiro, mas talvez não mande tão bem na afinação, está na hora de aprender alguns truques. O Segredos do Mundo listou algumas dicas para você cantar bem.
Confira 6 truques incríveis para você aprender a cantar maravilhosamente
1 – Postura
Quando você está disposto a cantar profissionalmente, todos os detalhes são importantes. Para começar é preciso arrumar essa postura.
Acontece que se a sua coluna não está reta, a má postura pode bloquear o movimento do seu diafragma. Isso irá, consequentemente, dificultar a sua respiração, atrapalhando o seu som.
Então afaste os pés, ajeita a coluna e relaxe os ombros, assim, o percurso da sua voz será tranquilo, e você vai ver o quanto vai melhorar para cantar.
2 – Respiração
Para cantar, você vai precisar de toda a sua capacidade respiratória. Para isso, a respiração abdominal é ideal se você quer fazer um bom trabalho. Eu sei, você não está muito acostumado, por isso vai precisar treinar.
Quer começar agora? Inspire e leve o ar para a região do abdome durante 3 segundos, depois sopre a bexiga, contraindo o abdome até soltar todo o ar.
3 – Preparação
Antes de começar a cantar, você vai precisar fazer alguns alongamentos de voz. Isso vai deixar suas cordas vocais mais preparadas.
Faça dois exercícios. No primeiro, imite os sons de uma metralhadora por até 15 minutos (não tem problema cuspir). Isso evitará nódulo nas cordas vocais e outras agressões. No segundo, treine suas cordas vocais para mudar de tom cantando “dó-ré-mi-fá-sol-lá-si”, em crescente por 15 minutos.
Além disso, beber muita água, comer alimentos saudáveis e não fumar é básico para cantar bem, tudo bem?
4 – Articulação
Estamos chegando na hora H, e por isso, uma boa dicção e pronuncia das palavras é essencial para não se embananar enquanto canta. Abra bem a boca enquanto estiver cantando, fazendo o “desenho” das sílabas de cada palavras, principalmente no caso das vogais.
Isso dá força à interpretação e deixa a música mais clara e sonora. Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (brrrr) ajudam e relaxam a musculatura da boca.
5 – Tom
Agora a coisa já está mais profissional, e você precisa saber qual é o seu tom. Cada pessoa tem um tom, e você deve descobrir o seu para explorar isso dá melhor maneira possível.
Sua voz pode ser grave, média ou aguda, e cada uma delas fica melhor com um certo tipo de tom musical a ser cantado. Só um profissional vai identificar isso para você, por isso, procure um professor de música.
6 – Originalidade
Agora que sabe o passo a passo para cantar melhor, vai precisar descobrir o seu jeito único de fazer isso. Por isso, não tente imitar ninguém. Encontre o seu estilo e faça o seu show, tenho certeza que vai ganhar muitos aplausos.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Por que temos o costume de assoprar velas de aniversário?
Fonte: Fatos Desconhecidos
Imagem: Variety