Curiosidades

Como aprender tocar violão – Partes do violão e qual comprar

Se você quer saber como aprender tocar violão, saiba que primeiro precisa conhecer o instrumento e também como escolher qual comprar.

Atualizado em 07/07/2020

Aprender a tocar um instrumento musical é uma ótima forma de ocupar o tempo livre. Além disso, investir na habilidade com instrumentos também tem efeitos positivos na saúde do cérebro e até mesmo em habilidades sociais. Sendo assim, decidimos reunir todas informações pra te dar os primeiros passos de como aprender tocar violão.

Primeiramente, é claro, você precisa ter um violão para conseguir estudar e praticar. A partir daí, então, você pode aprender sozinho de casa, graças aos inúmeros conteúdos disponíveis na internet.

Caso tenha interesse e disponibilidade financeira, também pode investir em aulas presenciais. Ainda que os tutoriais online sejam eficientes, a companhia e o acompanhamento de alguém mais experiente pode ter resultados mais eficazes.

Partes do violão

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
Música de Deus

Mão: a parte chamada de mão é onde estão as tarraxas que prendem e controlam a afinação das cordas.

Braço: o braço é onde são realizados os acordes, solos e dedilhados quando você for tocar. Os dedos, então, são colocados sobre as casas, que diminuem de tamanho a medida que avançam para mais longe da mão do violão. Elas são separadas por trastes e algumas contem marcações úteis, já que ajudam a encontrar posições com maior facilidade.

Corpo: o corpo também é chamado de caixa acústica, pois é responsável por amplificar o som natural das cordas tocadas em cada música.

Cordas: na maioria dos modelos, o violão tem 6 cordas identificadas com as notas Mi Prima (ou “Mizinho”), Si, Sol, Ré, Lá e Mi (ou “Mizão”). As cordas são ordenadas de baixo para cima, da mais fina e mais aguda, para a mais grossa e mais grave.

Escolhendo um violão

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
Multisom

Se você ainda precisa escolher um instrumento antes de decidir como aprender tocar violão, é importante observar todas as variações. Entretanto, ainda que existam vários modelos e tipos, a melhor opção para começar é o que for mais acessível e mais atraente para você.

Tente tocar o violão antes de comprar para sentir como sente seu tamanho e modelo nas mãos, mas não se preocupe muito com os detalhes voltados para profissionais. Os preços são variados, mas modelos mais simples podem ser encontrados abaixo de R$ 800.

Tipos de cordas

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
Club do Músico

Os violões podem ter cordas nylon ou de aço. As cordas de nylon são mais indicadas para iniciantes, já que são mais macias e machucam menos os dedos. Além disso, o som das cordas de nylon é mais indicado para ritmos como samba e bossa.

Por outro lado, as cordas de aço são apropriadas para músicas pop e rock. No entanto, elas são mais rígidas e vão machucar os dedos dos iniciantes, até que eles se acostumem.

Violão elétrico e não elétrico

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
playmusic store

Geralmente, o violão não elétrico é suficiente para quem está começando. Ele é suficiente para produzir os sons, apesar de não possuírem entradas para cabos. Por causa disso, os violões elétricos acabam sendo mais caros.

Além do preço ser maior naturalmente, para aproveitar todo o potencial do violão elétrico, você também vai precisar comprar cabos e uma caixa. A vantagem desses modelos é que, geralmente, já possuem afinadores.

Como aprender tocar violão

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
Iniciantes do Violão

Depois de escolher o violão, é hora de aprender a ler as cifras e acordes. As cifras são símbolos e letras que representam as notas utilizadas para tocar as músicas. Elas fazem parte de uma linguagem universal e substituem os nomes das notas. As cifras, inclusive, são as mesmas para todos instrumentos musicais.

As cifras são:

  • Dó: C
  • Ré: D
  • Mi: E
  • Fá: F
  • Sol: G
  • Lá: A
  • Si: B
  • #: sustenido
  • b: bemol
  • m: indica acordes menores

Intervalos musicais

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
Descomplicando a Música

Antes de aprender os acordes, é preciso entender um conceito básico de teoria musical: os intervalos musicais. Eles representam a distância entre uma nota e outra.

Apesar da famosa informação que existem sete notas musicais, na verdade existem doze. Sete são as notas principais, mas existem outras cinco notas consideradas acidentes. Entre o C e o D, por exemplo, existe a nota C# ou Db. Para visualizar essas notas com facilidade, basta visualizar um teclado: estas são as notas pretas.

De forma resumida, quando você avança um intervalo a partir de uma nota, você está tocando sua versão com sustenido. Por outro lado, ao recuar uma casa você toca a nota com bemol. Também é importante destacar que existem exceções, mas não vamos entrar nesse território para não complicar.

Acordes

Como aprender tocar violão - tudo que você precisa para começar
Primeiros Acordes

Para saber como aprender tocar violão, é preciso conhecer acordes. Um acorde é formato por um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo. Basicamente, os acordes são formados por 3 notas (tríades) ou 4 notas (tétrades).

Quando você consultar uma música cifrada, as cifras que aparecem sobre os versos indicam os acordes que devem ser tocados naquele momento. O acorde de C (Dó maior), por exemplo, é formado pelas notas C, E e G.

Para aprender a fazer os acordes no violão, você vai encontrar diagramas que indicam a posição dos dedos nas casas do violão.

A numeração indica os dedos que deve pressionar a corda. O número 1 se refere ao indicador; 2, médio; 3, anelar; e 4, mínimo (ou mindinho). Além disso, quando houver uma barra vertical, é sinal de pestana, que consiste em pressionar todas as cortas em posição vertical com o dedo indicador.

Os sinais de X indicam cordas que não devem ser tocadas, enquanto os O indicam as que são tocadas.

Aula para iniciantes

Por fim, se você quer saber como aprender tocar violão, confira esta aula inicial.

Fontes: Medium, Music Dot, Cifra Club News

ImagensFestcineMúsica de DeusClub do MúsicoMultisomPrimeiros AcordesDescomplicando a MúsicaIniciantes do Violãoplaymusic store