Você sabia que a forma como escutamos nossa própria voz é totalmente diferente de como outras pessoas escultam? Você se surpreenderia em como ela pode soar diferente de como você imagina.
Como as outras pessoas ouvem a sua voz?
De acordo com Chris Beatty, um renomado professor de canto, esse efeito acontece por dois motivos: o primeiro é a vibração, provocada quando a voz viaja pelas diversas estruturas presentes em nossa cabeça e ouvido; o segundo é a “amostra prévia”, antes de chegar ao ambiente, a voz viaja pelas laterais do nosso rosto até chegar aos nossos ouvidos, na prática nos sempre ouvimos o que dizemos antes de qualquer pessoa.
Dessa forma, o som da nossa voz viaja todo o ambiente antes de chegar aos ouvidos de outras pessoa. Vários fatores podem afetar o som enquanto ele percorre esse caminho, como a temperatura, umidade, número de pessoas no ambiente etc. E é por isso que a forma que escultamos nossa voz nunca é a mesma da que outras pessoas escultam.
Truque simples!
Agora que você já entendeu porque existe essa diferença, vamos ao truque. Chris Beatty diz que para saber como sua voz é percebida por outras pessoas é necessário apenas duas revistas, ou algo do tipo. Pegue as revistas e posicione cada uma em um lado do rosto, bem diante dos ouvidos, criando um espécie de barreira.
De acordo com o professor, a barreira elimina aquela prévia que temos de nossa voz, e o que nós escutamos é mais ou menos como as nossas vozes soam para as outras pessoas nos ouvem.
Fez o teste? Notou a diferença? Chris diz em seu vídeo, que você pode conferir logo abaixo, que esse teste é interessante para descobrirmos como nossa voz é percebida pelos outros, muito útil para músicos, por exemplo.
Confira o vídeo (em inglês):
Fonte: Megacurioso
Imagens: Reprodução