Como começou a cultura de memes no Brasil?

O Brasil é popularmente conhecido no mundo inteiro como o país, que é o rei dos memes.

Atualmente, principalmente entre as pessoas mais jovens, não é raro o uso desse termo.

Mas o que ele realmente significa? Porque o Brasil é tão valorizado e reconhecido pelos seus memes? Como tudo isso começou?

Pensando exatamente em todas essas questões, nós aqui da Segredos do Mundo, vamos responder isso e muito mais.

Confere só!

O que é um meme?

Apesar da grande maioria das pessoas imaginarem que o termo surgiu graças a internet, essa crença não é uma verdade.

Segundo entrevista cedida ao GlobalVoices, Grabriela Lunardi, uma brasileira que é estudante de pesquisa do QUT Digital Media Research Centre na Austrália afirmou que: “O termo meme originalmente foi criado e usado na teoria do biólogo Richard Dawkins, em 1976”.

Para essa teoria “meme” podia ser compreendido como:”Uma transferência de ideias de pessoa para pessoa através da repetição”.

Cantora Gretchen ficou conhecida no mundo inteiro por ter sua imagem usada em diversos “memes”

Na internet especula-se que o termo tenha sido usado pela primeira vez em 1998, no site: www.memepool.com, criado por Joshua Schachter.

O objetivo desde o princípio era criar conteúdo virais, que se espalhassem por toda a internet.

Na prática o que podemos compreender, é que o que é conhecido popularmente como “memes” hoje em dia, são piadas que ao gerarem alguma identificação em quem as vê, são amplamente divulgadas e difundidas entre os usuários de uma rede.

Porém é preciso ressaltar, que a ideia dos memes, e até mesmo a sua essência, já existia muito antes da popularização da internet.

Como surgiu a cultura dos memes no Brasil?

O advento da internet no Brasil ocorreu em setembro de 1988. Apesar disso, como muitos de vocês já devem imaginar, nessa época a internet era usada para fins como pesquisa e uso governamental. A popularização desse recurso tecnológico ocorreu apenas durante a década de 90.

Quando o assunto é o surgimento da cultura dos memes por outro lado, a pesquisadora Gabriela Lunardi explica: -“ Não há registros oficiais sobre “o primeiro meme de internet no Brasil”. Na verdade, não há um consenso na Academia sobre quando a palavra “meme” começou a ser efetivamente usada na internet, de modo geral”.

Ela complementa: “- Na internet, um meme seria uma ideia, frase, imagem ou vídeo que vai se repetindo e se transformando. Por isso, muito antes da internet o Brasil já produzia memes, como cantigas de roda que foram se transformando através do tempo, ou bordões de novelas que foram usados em outros contextos, por exemplo”. 

Glória Pires rapidamente virou um “meme” após sua aparição como comentadora da premiação do Oscar

O que podemos concluir, é que a cultura do meme no nosso país, só é tão intensa quanto é atualmente, graças aos traços culturais que estão associados ao nosso país.

Como sabemos, o brasileiro por natureza é um povo que sempre trás consigo o bom humor. Por isso mesmo em meio a tragédias, temos o costume de ironizar a situação. Lidar com bom-humor a diversidades é uma característica intrínseca do brasileiro.

Inês Brasil é outra figura brasileira que ficou conhecida no mundo inteiro por seus “memes”

A união de tantas pessoas com esse mesmo senso de humor, é o que garante a popularidade desse tipo de piada, os famosos memes.

Não é possível ao certo determinarmos quando foi que tudo começou, mas é fácil entendermos como esse tipo de comportamento se propaga e ganha tamanha proporção.

Afinal, quem nunca repetiu um bordão de uma novela? Uma “mania” sutil, que já pode se caracterizar como um meme da vida real.

Em outros países o costume também existe, mas nada realmente se compara com o fluxo de memes criados aqui no Brasil.

O que podemos concluir, é que esse movimento está fundado e sempre existiu em nossa cultura. Por esse motivo, ele foi apenas transferido também para a realidade virtual.

O Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de usuários ativos na rede. Este é outro fator que garante o sucesso desse tipo piada.

No final das contas, o movimento dos memes, pode ser traduzido como um reflexo cultural que é reproduzido através da internet. Por esse motivo, nenhum outro país, gera tanto conteúdo desse viés como o Brasil.

Mas e então querido leitor, qual dos memes populares em nosso país é o seu favorito? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, descubra também quais são as “20 expressões da internet que já chegaram aos dicionários”. 

Fontes: GlobalVoices, Midiatismo, OficinaDaNet.