Ciência & Tecnologia

Como criar GIF para o WhatsApp e para o Facebook

Que tal ter seus próprio GIFs na internet? Descubra como criar GIF em segundos, usando um vídeo do Youtube ou que você mesmo tenha gravado.

Quem nunca usou ou se identificou com um GIF na internet que atire a primeira pedra! Aqueles fragmentos de vídeos, que são quase uma foto em movimento, são e sempre foram uma verdadeira febre na internet, mesmo quando não recebiam esse nome. Ou você já esqueceu os “scraps” do finado Orkut?

O problema dos GIFs de forma geral é só na hora de encontrar um que se encaixe direitinho com o conteúdo que você quer ironizar ou comentar, não acha? É por isso que todo mundo deve saber como criar GIF a partir de um vídeo, por exemplo.

Hoje, como você vai ver, a forma como criar um GIF totalmente autoral é muito simples. Tudo que você precisa fazer é ter um vídeo de onde tirar o “frame”, ou aquele fragmento de cena que você quer eternizar em um GIF animado, e, então, seguir o passo a passo que destacamos abaixo.

Continua após a publicidade

Em segundos você vai aprender como criar GIF e, claro, vai tornar suas interações no WhatsApp e no Facebook muito mais interessantes e divertidas.

GIF no GIPHY

Agora, antes de começarmos a ensinar você como criar GIF, vamos a algumas explicações básicas. A primeira delas é que a plataforma que usaremos na conversão do vídeo para o GIF será o site GIPHY. Ele conta também com aplicativo disponível para iOS e Android.

A partir dessa plataforma, é possível transformar vários tipos de vídeos em GIF. Você pode usar um vídeo disponível na internet, um que você já tenha em seu dispositivo ou, se você estiver usando o aplicativo, um vídeo feito na hora, usando a câmera do seu celular.

Continua após a publicidade

Na explicação abaixo nós utilizaremos um vídeo do YouTube. No entanto, na hora de transformar o vídeo em GIF, o processo é basicamente o mesmo. Por isso, essas instruções valem para qualquer dos casos que acabamos de citar.

Como criar GIF:

1. Escolha o vídeo que dará origem ao GIF. Se você optar por um vídeo do YouTube, basta copiar o link.

2. Acesse a plataforma GIPHY e encontre a seção de criação de GIFs. Na versão para computadores você deve procurar pelo botão “Create”. Clique nele.

Continua após a publicidade

3. Na página de criação, copie o link do vídeo no local indicado. Se você preferir fazer um vídeo utilizando a câmera do smarphone, toque na opção “Take a video” no aplicativo.

4. Após colar o link, uma tela de edição surgirá, tanto na versão de computadores como na de celulares. Note que existe várias opções de edição nessa parte. Explicaremos cada uma a seguir:

Continua após a publicidade

  • Em “Start time” você escolhe o tempo exato que o GIF irá iniciar a partir do vídeo. Por exemplo, se você quer que seu GIF inicie no momento de 1 minuto e 25 segundos do seu vídeo, marque 01:25 nessa opção;
  • Em “Duration” você escolhe quantos segundos terá o GIF;
  • Em “Caption” você pode adicionar uma legenda ao seu GIF.

5. Tendo feito todas as edições, clique em “Create GIF” para finalizar a criação. Aguarde alguns segundos, e está feito.

Como enviar o GIF que você acabou de criar?

Na tela seguinte você notará que existem várias opções para acessar seu GIF. Você pode fazer um download e armazená-lo em seu dispositivo ou copiar seu link.

Continua após a publicidade

Para enviar o GIF pelo WhatsApp ou pelo Facebook você pode escolher qualquer uma das opções, mas recomendamos que você copie o link.

Na tela seguinte, perceba que existem vários links. Daí  é só copiar o GIF link. Com esse link você pode enviar o GIF pelo chat do WhatsApp ou do Facebook, e também postar em comentários ou no feed de notícias do Facebook.

Gostou da dica? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam a fazer GIFs incríveis.

Continua após a publicidade

Fontes: TechMundo, Olhar Digital, Marketing de Conteúdo

Próxima página »

Escolhidas para você