Como escutar a conversa alheia com um saco de batata chips

Já pensou se você pudesse ouvir a conversa de outras pessoas, sempre que quisesse, mesmo isolada por portas de vidros? Para quem gosta de uma fofoca quentinha isso é um prato cheio, especialmente se for preciso apenas um sutil artifício para isso: um simples e comum saco de batata chips. interessante, não?

O que parecia um sonho para os curiosos de plantão acabou de ser descoberto como uma experiência possível, segundo a Ciência. Conforme pesquisadores do MIT, da Microsoft e da Adobe, objetos aparentemente inocentes do cotidiano, como um copo de água, uma folha de papel alumínio e o saco de batata chips são capazes de servir como um microfone, embora isso seja imperceptível a olho nu.

3

Segundo eles, o que acontece é que o som atinge esses objetos, o saco de batata chips, no caso; e suas ondas acabam fazendo com que eles vibrem. Por sua vez, essa vibração cria um sinal muito sutil, possível de ter captado com uma câmera de alta velocidade, que consegue capturar de 2.000 a 6.000 frames por segundo.

4

Batata chips x algoritmo

Um algoritmo desenvolvido por essa equipe de cientistas permitiu, então, decodificar essas vibrações do saco de batata chips captadas pela câmera e, mesmo por trás de uma porta de vidro, eles acabaram “escutando” o que estava sendo conversado em outro ambiente.

5

E, embora pareça ser uma coisa difícil de se conseguir, os pesquisadores garantem que é bem simples. A parte complicada do processo é ter acesso ao tal algoritmo que eles desenvolveram, já que a muitas câmeras comerciais captam até 100.000 frames por segundo, muitos a mais que a utilizada na pesquisa.

1

Conforme os cientistas, a verdadeira função dessa descoberta é possibilitar que a tecnologia ajude a ciência forense. Então, nada de achar que vai sair por aí escutando as conversas dos vizinhos, hein!?

No vídeo abaixo você vê melhor como todo o processo de escuta, por meio de um simples saco de batata chips, funciona. Antes de dar o play, não se esqueça de ajustar as legendas para o português;

Veja como ouvir a conversa alheia com um saco de batata chips:

Incrível, não? Agora, falando (de certa forma) em fofoca, você vai amar descobrir também: Por que, às vezes, ficamos com a orelha vermelha e quente?

Fonte: IFLScience, Exame, MIT, SOS Solteiros