Como os comentários do Facebook afetam você, segundo a Ciência

O Facebook está longe de ser a única rede social que usamos hoje em dia, mas está na liderança entre as redes sociais mais utilizadas ao redor do mundo. Tanto que pesquisadores comportamentais decidiram investigar como os comentários no Facebook impactam a vida pessoal e sentimental dos usuários.

E, se você está pensando que esse tipo de influência não é relevante para as pessoas, é melhor passar a controlar o que você comenta nos posts e fotos alheios. Isso porque, segundo a Ciência, mensagens de conhecidos (ou não) na internet têm grandes poderes de destruir a autoestima e de causar satisfação.

De acordo com a líder da pesquisa, Moira Burker, enquanto as curtidas apresentam efeitos menos expressivos no humor das pessoas, os comentários no Facebook, quando positivos, podem ser comparados à emoção do casamento ou até mesmo do ato de dar à luz. Dá para acreditar nisso?

4

O efeito dos comentários no Facebook são ainda mais potencializados, segundo o estudo, quando são feitos por pessoas próximas e contém uma ou duas linhas de dizeres. Ou seja, quanto mais personalizado o comentário, mais satisfatório ele se torna.

Comentários no Facebook x autoestima

Para chegar a estas comparações surpreendentes, os pesquisadores observaram o comportamento e as reações de 1.910 usuários do Facebook que se voluntariaram à pesquisa em 91 países.

3

Conforme os resultados finais do estudo, o fato de um usuário receber 60 comentários ou mais de amigos ou familiares durante 30 dias, mais ou menos, também está associado níveis mais elevados de felicidade e satisfação com a vida. Ao mesmo tempo, este número de comentários se mostrou um forte remédio contra a solidão e a depressão.

Surpreendente, não? Se comentários positivos têm tanto poder sobre os autores dos posts na rede social, imagina o que comentários negativos, preconceituosos e raivosos não podem fazer com o psicológico dos usuários!? Algo para se refletir de agora para frente, antes de sair digitando nos posts alheios, não acha?

2

E se você está sendo vítima de comentários negativos no Facebook ou quer, simplesmente, que algumas pessoas não tenham acesso ao conteúdo que você compartilha esta outra matéria vai ajudar: Como impedir que algumas pessoas vejam seus posts no Facebook.

Fonte: Vix, Online Library