Como saber se a Apple deixou seu iPhone mais lento

Se você tem um celular da Apple em casa, provavelmente, ficou sem reação ao descobrir que a Apple realmente deixa o iPhone mais lento com o passar do tempo e das atualizações de iOS.

Embora todo mundo tivesse consciência que isso acontecia (era perceptível no uso diário do aparelho), os consumidores dos produtos da Apple ficaram frustrados ao descobrir o truque que os forçam a trocar de aparelho em um curto espaço de tempo.

Conforme a própria empresa, o que acontece é que os dispositivos mais antigos perdem velocidade para preservar a bateria.

Mas, devido ao reboliço e ao processos que a empresa vem enfrentando, a companhia da maçã resolveu trocar as baterias antigas atingidas pelo problema por novas, a um preço bem acessível. Isso já está rolando aqui, pelo Brasil também.

Quais o modelos afetados?

De acordo com sites especializados no assunto, a Apple está cobrando cerca de 150 reais para trocar a bateria de iPhone mais lento devido ao problema. Os modelos afetados, aliás, são os iPhones 6, o 6 Plus, 6S, 6S Plus e SE. Todos eles chegaram ao mercado entre os anos de 2014 e 2016.

Os modelos mais recentes, como os iPhones 7, 8 e X não participam do programa de desconto. Ao que tudo indica, eles (ainda) não foram afetados pelo problema.

Como saber se a Apple deixou seu iPhone mais lento?

Mas, indo ao que interessa, você sabe como ter certeza que a Apple também deixou seu iPhone mais lento? Isso porque, dependendo da forma que você utiliza o celular e de sua demanda do desempenho da aparelho, a mudança pode demorar a ser percebida.

Uma forma garantida de sair da dúvida é usando o aplicativo Lirum Device Info Lite. Indicado pela revista Exame, o que esse app faz é, basicamente, avaliar as informações sobre os componentes eletrônicos do seu smartphone e apontar o desempenho deles.

Como usar o app e fazer a comparação?

Para utilizar o aplicativo, você só vai precisar tocar no canto superior esquerdo da tela e selecionar a opção “This Device” e, então, clicar em “CPU”.

As informações que você deve observar para saber se a Apple deixou seu iPhone mais lento são “CPU Actual Clock”, que indica o clock atual do aparelho; e “CPU Maximum Clock”, que oferece o clock máximo, de fábrica, para que você faça a comparação. Basicamente, se os números estiverem diferentes seu iPhone também foi afetado pela redução de desempenho da empresa.

E então, caro leitor, descobriu se seu iPhone também ficou mais “lentão”? Você pretende trocar a bateria pelo “precinho camarada” oferecido pela Apple ou vai comprar um modelo novo? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em Apple, você pode gostar de conferir ainda: 8 prazeres que só os usuários do iPhone podem sentir.

Fontes: Exame, O Popular