A diabetes está aumentando cada vez mais no mundo inteiro. Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 11 adultos possuem um tipo de diabetes. Alem disso, ela é uma das doenças que mais mata em todo o Planeta Terra.
Só no Brasil, estima-se que no Brasil atualmente cerca de quase 9% da população seja atingida pela doença. Somos o quarto país do mundo com mais casos de diabetes.
Existem dois tipos de diabetes: o Tipo 1 e o Tipo 2. Enquanto o tipo 1 (mais comum em crianças e adolescentes) atinge 10% dos diabéticos e está mais relacionado a genética, o tipo 2 (acima de 40 anos) engloba 90% dos diabéticos e está relacionada a obesidade e sedentarismo.
Como saber se tem diabetes?
Existem alguns indícios que levam uma pessoa a, pelo menos, desconfiar que tem diabetes. Eles são:
- Sede em excesso: consequência do excesso de vezes que urina, que aumenta consideravelmente;
- Excesso de urina: Devido ao excesso de açúcar no sangue, que começa a ser menos filtrado e eliminado pela urina, aumento o fluxo de vezes que vai ao banheiro;
- Fome: causada pela perda de glicose pela urina e desidratação;
- Tontura e cansaço: Falta de energia no corpo pela desidratação;
- Perda de peso: A falta de insulina leva a queima de gordura;
- Visão embaçada: alteração do fundo dos olhos devido ao nível de açúcar;
- Infecções nas regiões genitais: baixa imunidade;
- Grupo de risco: grupos de risco devem fazer o exame pelo menos uma vez ao ano, uma vez que os sintomas podem não aparecer. Eles são os obesos, sedentário e pessoas acima de 45 anos.
Prevenção
Cerca de 50% das pessoas que tem diabetes, não sabe que possui a doença. Por isso, o melhor jeito de se prevenir contra a doença é se manter no peso ideal e com uma vida saudável.
“Uma das principais causas do aumento de diabetes tipo 2 está associado ao envelhecimento, e como as pessoas vivem mais hoje, têm mais chance de ter diabetes. Sobre esse fator a gente não pode fazer nada. Mas os dois outros daria para prevenir: obesidade e sedentarismo”, afirma Marcos Tambascia, professor especialista em endocrinologia da Unicamp.
Se você desconfia que possa ter a doença, procure um médico imediatamente para identificar se tem o problema.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Sete mitos sobre a diabetes que você precisa parar de acreditar
Fonte: G1
Imagem: Portal Tocantins Brasil O Estado