Conheça o apartamento secreto da Torre Eiffel

Um dos monumentos mais simbólicos de Paris, a Torre Eiffel foi construída em 1899 e foi batizada com o nome de seu idealizador, Gustave Eiffel. Mas, além de sua ponta e exuberância, a Torre que contempla a Cidade Luz tem muito mais coisas interessantes que a bela vista do alto de seus 324 metros de altura.

Isso porque, como previam os projetos de Eiffel, a Torre Eiffel seria sinônimo de poder e beleza, mesmo que naquela época ela não passasse de um projeto temporário, com data para ser demolida, logo depois da Exposição Universal de 1899. Foi inspirado por esses pensamentos e pela fama que ganhava juntos aos franceses do século 19, que Eiffel se deu a liberdade de construir para si um cantinho particular, um apartamento secreto na Torre Eiffel.

1

Para muitos, esse detalhe ainda é desconhecido, mas a verdade é que Gustave Eiffel fez um pequeno e modesto – para os padrões da época – apartamento secreto na Torre Eiffel, mas exatamente, no terceiro mais alto andar do monumento. O mais impressionante é que o apartamento secreto na Torre Eiffel, nos idos de 1899, não era tão secreto assim e despertava a cobiça de muitos figurões. Dizem até que Eiffel fez inúmeros desafetos nesse período, por recusar toda e qualquer proposta tentadora que recebia para alugarem seu cantinho no topo do monumento, mesmo que por uma única noite.

Sobre o interior do apartamento secreto, dizem ser totalmente diferente da estrutura em ferro da Torre Eiffel. Embora simples era aconchegante, todo o local estava decorado com tapetes, papéis de parede, armários de madeira e até um piano de calda. Apenas um quarto foi feito no lugar e, nas adjacências, havia também um pequeno laboratório para seus experimento com engrenagens em plena Torre Eiffel.

2 3

As únicas pessoas que tinham acesso ao apartamento secreto da Torre Eiffel eram os ilustres convidados do engenheiro, como o próprio Thomas Edison, que passou horas no local, fumando charutos e bebendo conhaque, no dia 10 de setembro de 1899. Hoje em dia, aliás, o apartamento pode ser visitado pelos turistas que se arriscam até o topo da Torre Eiffel; e as estátuas de cera de Edison e Eiffel podem ser espiadas por meio de um vidro, como se ainda estivessem vivendo aquela noite.

Veja como é a vista do apartamento secreto da Torre Eiffel:

5 6