Todo dono de gato, quando adota um filhotinho, acaba pensando, mesmo que por um segundo, que o bichano poderia permanecer pequeno e fofinho para sempre, não é? Parece mentira, mas os Munchkins são gatinhos que nunca crescem.
Como você vai ver nas fotos, estes gatos têm o corpo mais alongado. Aliás, vale dizer que seu tronco é o mais alongado que de qualquer outro felino doméstico. Além disso, suas patinhas são até 3 vezes mais curtas que o normal.
Ou seja, estas características fazem com os Munchkins sejam gatos que parecem nunca crescer. Pelo menos não em comparação aos outros gatos. Inclusive, na fase adulta.
Eles, portanto, são tão miudinhos que chegam a ser comparados com o cachorro Basset Hound, ou cachorro-salsinha. Inclusive, chegam a ser apelidados de gatos bassets.
Agilidade e amabilidade
Mas, não se engane. Embora sejam considerados gatos que nunca crescem, eles não permanecem filhotinhos. Ou seja, os Munchkins não são diferentes de outras raças de gatos.
Por exemplo, eles podem ter pelos curtos ou longos. Inclusive, são tão ou mais ágeis quanto os demais gatinhos. Entretanto, a diferença é que eles não saltam tão alto, por causa das patinhas.
Outra característica curiosa desses gatos que nunca crescem é que eles têm a corrida bem parecida com a de um furão. Isso porque conseguem fazer curvas fechadas, devido ao corpo mais alongado.
Sobretudo, eles também podem ser flagrados se apoiando nas patas traseiras e com a coluna ereta, como faria um hamster. Interessante, né?
Sobre o temperamento dos Munchkins, especialistas garantem que são bem dóceis, perfeitos para apartamentos, embora se adaptem muito bem a espaços maiores também. Além disso, são ótimas companhias, já que se dão bem com crianças, com outros gatos e até mesmo com cachorros.
Tente não se apaixonar pelos Munchkins
E, falando em raças dóceis e perfeitas para ambientes apertadinhos, não deixe de conferir também: 17 melhores raças de cães para apartamento.
Fontes: Incrível, Gaddoo