Copa do Mundo 2018: vai ser feriado durante o mundial?

Apesar de ser um país cheio de feriadões, a notícia não é boa para quem sonhava em acompanhar a Copa do Mundo 2018 com tranquilidade: durante o mundial, mesmo nos dias de jogos do Brasil, não vai ser feriado!

De acordo com o site Vix, que pesquisou o assunto junto ao calendário do Governo Federal e consultou um professor especialista em Direito do Trabalho, nem mesmo ponto facultativo está previsto para os dias da Copa do Mundo da Rússia.

Feriados ou pontos facultativos estaduais e municipais

A única esperança para quem gosta de se fantasiar e parar tudo que está fazendo para assistir ao jogos da seleção são os feriados e pontos facultativos estaduais ou municipais. E isso só acontecerá se o dia de folga passar por um projeto de Lei e se for aprovado pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Executivo.

Especialistas explicam que aquela “vida mansa” que ganhamos na Copa do Mundo de 2014, realizada aqui no Brasil, foi uma exceção. As próprias prefeituras decretaram feriados e pontos facultativos em alguns dias específicos.

Em São Paulo, por exemplo, foi feriado municipal dia 12 de junho, durante a abertura do evento, na Arena Corinthians. No Rio de Janeiro também foi feriado nos dias 18 e 25 de junho, a partir do meio-dia, e no dia 4 de julho, devido aos jogos que aconteceram na cidade.

Não é feriado. E agora?

Agora, se na sua cidade não for decretado ponto facultativo ou feriado, e se você não for funcionário público, a boa notícia é que é possível combinar a situação direitinho com o padrão.

Especialistas em Direito do Trabalho dizem ser possível acordar por escrito uma compensação pelos dias não trabalhados em função dos jogos, na qual o funcionário se compromete a cumprir o número de horas no mesmo mês, para não gerar banco de horas.

Agora, se seu chefe não liberar você, caro leitor, não tem muito o que fazer. Pela lei, se você faltar um dia de jogo da seleção sem uma boa justificativa, como uma falta com atestado médico, devido a doação de sangue, por comparecer a alguma audiência para depor e coisas do tipo, configura ausência não justificada e a empresa pode punir você com uma advertência verbal ou escrita e até mesmo descontar o dia em sua folha de pagamento. Triste, não?

Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia

. 17 de junho, domingo, às 15 horas: Brasil x Suíça
. 22 de junho, sexta-feira, às 9h: Brasil x Costa Rica
. 27 de junho, quarta-feira, às 15h: Brasil x Sérvia

A partir daí, se o Brasil se classificar, a seleção entra em campo na segunda ou na terça-feira, dias 2 ou 3 de julho.

As quartas de final acontecem sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de julho. As semifinais, por sua vez, ocorrem na terça e na quarta-feira, dias 10 e 11 de julho. A final só acontecerá no domingo, dia 15 de julho.

E então, será que vai ter folga na sua cidade ou no seu estado? Acha que seu chefe vai ser gente boa o suficiente para liberar você do trabalho ou para deixar a equipe acompanhar os jogos da Copa do Mundo no trabalho? Não deixe de comentar!

E, falando em Copa do Mundo da Rússia, você pode gostar de conferir ainda: McDonald’s para a Copa do Mundo 2018: 8 sandubas para o mundial.

Fonte: Vix