Cuidado, a limpeza de eletrodomésticos pode ser fatal

Limpar os eletrodomésticos da casa é um ato corriqueiro, mas pode ser fatal. Na última terça-feira (30/06), uma jovem de 16 anos morreu eletrocutada ao limpar o freezer em sua casa, na cidade de Cândido Sales, Bahia.

Segundo testemunhas ouvidas pela policia, a estudante Tamires Cardoso estaria usando um pano molhado e o aparelho estava ligado na tomada, durante a limpeza.

Como evitar acidentes fatais ao limpar os eletrodomésticos

Para evitar acidentes, sempre retire o eletrodoméstico da tomada antes de fazer a limpeza. Isso por que quando o equipamento está ligado na rede elétrica, as chances da água que está no pano conduzir descargas elétricas é grande.

Sempre tire o equipamento da tomada pelo plugue, nunca pelo fio, pois com o tempo pode haver um desgaste no cabo, fazendo com que a parte interna fique exposta e o risco de choque aumente.

Recomendações

  • Os fabricantes recomendam a limpeza da parte interna com pano úmido com uma solução de água bicarbonato de sódio, veja aqui como usar bicarbonato de sódio como produto de limpeza
  • Retire todos os alimentos e acondicione em caixas térmicas e isopores;
  • Faça o descongelamento dos aparelhos deixando a porta aberta. Ele deve ser feito quando o gelo ultrapassar 1 centímetro de espessura;
  • Para a área externa, é possível usar água e sabão neutro. De seis em seis meses, limpe também a parte traseira do equipamento com um espanador ou pano seco.

 

Fonte: Vix.
Imagens: Reprodução/Thinkstock