Curiosidades

12 curiosidades sobre o Catar, sede da Copa do Mundo 2022

Desde sua história e sociedade até sua geografia e população multicultural, o Catar é um dos países mais fascinantes do mundo.

A mais importante competição de futebol já tem datas para cada uma de suas partidas. A Copa do Mundo Catar 2022 acontecerá em novembro.

Este é o torneio que paralisa o planeta e que faz com que só se fale de futebol durante um mês em todos os cantos de cada um dos países participantes. A disputa gerou controvérsias, mas, depois de muita polêmica, o Catar será o país anfitrião.

A seguir, o Segredos do Mundo traz para você as principais curiosidades sobre o Catar!

12 curiosidades sobre o Catar

1. Possui 150 anos de história

O Catar deixou de ser um protetorado britânico em 1971, manteve seu status de emirado e experimentou apenas um choque desde então, quando em 1995 o xeque Hamad al Thani, talvez impaciente para herdar o trono, depôs seu pai, Khalifa bin Hamad al Thani, que estava de férias na Suíça. Em 2013, por sua vez, ele abdicou em favor de seu filho, Tamim bin Hamad Al Thani, o atual governante de 42 anos.

Continua após a publicidade

2. País com a maior renda per capita do mundo

Além do petróleo, possui a terceira maior reserva de gás natural do mundo (de formações geológicas). Desse modo, sua economia é de “alta renda”, segundo o Banco Mundial. Assim, o país tem o controle total de seus recursos naturais.

3. Mudou a história da Copa do mundo

Nunca antes uma Copa do Mundo ocorreu em novembro. Isso se deve às temperaturas muito altas no Catar, que no verão ficam em torno de 36ºC em média, mas podem chegar a 50ºC, enquanto no inverno o clima é mais amigável.

4. Segundo país mais plano do mundo

O Catar é o segundo país mais plano do mundo, com seu ponto mais alto em apenas 338 pés. Aliás, apenas as Maldivas são mais planas, com um ponto mais alto de seis pés. Isso é uma boa notícia para ciclistas e corredores, principalmente.

5. É famoso pela Iha de Al Khor

A Ilha Al Khor é um dos lugares mais impressionantes para se visitar no Catar, graças à sua enorme floresta de mangue pela qual você pode andar de caiaque.

Continua após a publicidade

Arqueólogos descobriram itens que datam do segundo milênio a.C., e a área foi a primeira do mundo a produzir corante roxo para mariscos, razão pela qual também é famosa como Ilha Púrpura.

6. Catar, Katar ou Qatar?

Caio Plinius, um escritor romano, em meados do século I se referia aos habitantes da península como “catharei”. Um século depois, Ptolomeu produziu o primeiro mapa referindo-se ao local como “Catara”.

A partir do século 18, “Katara” surgiu como a grafia mais comum. Após as variações “Katr”, “Kattar” e “Guttur”, surgiram e originaram o termo  moderno “Qatar ou Catar”.

7. Possui a melhor compahia aérea do mundo

Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2019, tirando a Singapore Airlines do primeiro lugar. Em suma, é uma das poucas companhias aéreas selecionadas que voa para todos os sete continentes, e em um ponto teve o voo programado mais longo do mundo entre Doha e Auckland, com 16 horas e 30 minutos.

Continua após a publicidade

8. Possui leis rigorosas

Como outros países árabes, o Catar é muito rigoroso com demonstrações públicas de amor. Beijos e/ou abraços na rua são crimes. “Atos homossexuais” diretos são ilegais e podem ser punidos com a morte. Além disso, as mulheres não são obrigadas a usar véu, mas podem ser condenadas por “adultério” em caso de estupro.

9. Álcool, apenas antes e depois dos jogos

Embora não seja proibido, o consumo de álcool é restrito a hotéis e casas noturnas. No caso da Copa do Mundo, pode ser consumido 3 horas antes e 1 hora depois das partidas, dentro do “perímetro” de cada partida.

10. É onde o mar encontra o deserto

As dunas do deserto são sempre impressionantes, mas Khor Al Adaid, ou Mar Interior, é algo muito especial. Com efeito, a área, que foi declarada reserva natural em 2007, é um dos poucos lugares do mundo onde o mar encontra o deserto. Na verdade, o Catar está tentando fazer com que a área seja declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

11. Donos do PSG

Os catarianos também são donos do Paris Saint Germain (PSG) e pagam o salário de Lionel Messi. Aliás, em 2011 eles se tornaram o acionista majoritário do clube.

Continua após a publicidade

O presidente é Nasser Al-Khelaifi, amigo do emir e responsável pela Qatar Investment Authority (QIA), um Fundo Soberano de Investimentos que trata de investir os lucros do petróleo e do gás natural.

12. País mais seguro do mundo

Por fim, de acordo com o Numbeo, o Qatar tem a menor taxa de criminalidade em 11,90 pontos de 100. Aliás, esta não é a única vez que o Catar ganhou o prêmio, também ganhou o título de país mais seguro do mundo em 2017 e em 2019 também.

Fontes: Impulsiona, Remessa Online, Confidence Câmbio, Expedia

Leia também:

Continua após a publicidade

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

Continua após a publicidade

23 curiosidades sobre os jogadores convocados por Tite para Copa do Mundo

Próxima página »

Escolhidas para você