De qual tipo é a sua inteligência? Descubra aqui

A inteligência humana é impossível de se mensurar ou se limitar. Apesar disso, ao longo dos séculos, a ciência realiza inúmeros estudos na tentativa de entender melhor nosso cérebro e nossa capacidade de compreensão das coisas, bem como as habilidades que cada um de nós possui. Testes de QI, aliás, são um bom exemplo disso.

Mas, ao contrário de uma matemática exata, estudiosos descobriram há algum tempo, que nossa inteligência  pode ser setorizada em alguns tipos diferentes, de acordo com os talentos naturais de cada pessoa. Sendo assim, eles elencaram, basicamente, 7 perfis diferentes de inteligência: linguística, lógica, motora, espacial, musical, interpessoal e intrapessoal.

Abaixo, aliás, você vai conhecer as características predominantes de cada um desses perfis, o que vai permitir que você descubra qual desses estilos mais se parece com sua personalidade e com suas habilidades naturais. Mas, claro, nada impede que você tenha traços de mais de uma dessas inteligência porque, como mencionamos no início, a mente humana é extremamente complexa e difícil de ser definida ou limitada, por isso as habilidades conversam entre si e formam os indivíduos únicos que somos.

Veja:

1. Inteligência linguística

1

Quem conta com esse tipo de inteligência tende a ter facilidade para se expressar, tanto na forma oral quanto escrita. Outra característica típica é a expressividade dessas pessoas, que também costumam ser muito atenciosas, especialmente para entender o ponto de vista dos demais. Está fortemente ligada à habilidade de criação do cérebro e se mostra um dos tipos de inteligência mais comuns.

2. Inteligência lógica

2

Esse é o perfil de quem costuma ter alta capacidade de memorização e habilidade para lidar com exatas. Além disso, pessoas com inteligência lógica têm a grande capacidade de dividir seus problemas em fragmentos menores, para resolvê-los aos poucos, como fariam com um desafio de cálculo, por exemplo. Organização e disciplina são características muito aparentes nesse tipo de inteligência.

3. Inteligência motora

3

Está diretamente ligada às pessoas com grandes habilidades para expressão corporal e atribui a esses indivíduos uma noção incrível de espaço, distância e profundidade. Muito comum em esportistas, esse tipo de inteligência se relaciona à coordenação motora e aos movimentos voluntários do corpo.

4. Inteligência espacial

4

Criar, imaginar e desenhar. Essas são habilidades típicas de quem tem esse tipo de inteligência como predominante. Pessoas com esse perfil costumam ser sensíveis e têm um enorme talento para as artes gráficas.

5. Inteligência musical

5

Um dos tipos mais raros de inteligência, esse perfil diz respeito à habilidade que alguns pessoas possuem de criar e trabalhar com a música, identificando naturalmente padrões de sons e notas musicais. Muita vezes, indivíduos com inteligência musical predominante conseguem até aprender a tocar instrumentos sozinhas, sem qualquer ajuda ou instruções de professores.

6. Inteligência interpessoal

6

Essa é uma habilidade ligada à liderança. Assim, indivíduos com esse perfil predominante são ativos e despertam facilmente a admiração de um grupo. Costumam ser pessoas calmas, diretas, convincentes, organizadas e não têm qualquer dificuldade em organizar metas e extrair de seus companheiros de equipe o melhor para a realização das tarefas a serem feitas.

7. Inteligência intrapessoal

7

Segundo especialistas, esse é o tipo mais raro de inteligência e também está relacionado à liderança. No entanto, se difere da anterior pela capacidade de compreender os demais, especialmente quanto aos seus pensamentos, sentimentos e desejos. Além disso, não são ativos como os líderes interpessoais, mas reservados; e exercem a liderança de modo indireto, por meio do carisma e da influência que exerce sobre as pessoas com as quais convivem.

E então, descobriu qual tipo de inteligência é predominante em sua personalidade?