Descubra como enviar mensagens secretas pelo Facebook Messenger

Quem nunca ficou com aquele frio na espinha, com medo de que as mensagens mais íntimas, enviadas pela internet, fossem lidas por alguém sem autorização? Embora o meio online seja um tanto instável e existam profissionais que conseguem invadir quase qualquer coisa, a verdade é que o seu Facebook pode ser um local seguro.

Mesmo que muita gente ainda não saiba, existe um recurso que permite a qualquer usuário enviar mensagens secretas pelo Facebook Messenger. O princípio usado é o mesmo do WhatsApp, que envia mensagens criptografadas, deixando sua conversa totalmente protegida contra espiões.

Mas isso não é tudo. Uma notícia ainda melhor para quem quer contar aquele segredo online ou se sente ameaçado ao manter certos assuntos pelo chat é que, além das mensagens secretas pelo Facebook Messenger, é possível que as conversas só fiquem visíveis durante o tempo desejado pelo usuário e que sejam apagadas automaticamente. Louco não?

Como enviar mensagens secretas pelo Facebook Messenger

Se você quiser testar essa opção, tudo que você precisa fazer é abrir seu aplicativo do Messenger e selecionar o contato com o qual vai conversar. O próximo passo é ir até o canto superior direito da tela, onde vai ter um ícone de mais informações, com o símbolo “i” dentro de um círculo.

Ao clicar nele, você verá, abaixo da opção “Apelidos”, se for um Android; ou “Emoji”, se for um iOS; um ícone de cadeado, seguido por “Conversa Secreta”. Assim que você selecionar essa opção, uma nova janela vai abrir com tons escuros ao invés do azul costumeiro do Facebook. Quando isso acontecer, todas as mensagens trocadas por essa janela serão criptografadas e, portanto, secretas.

E, se depois disso você ainda quiser se livrar dos vestígios das mensagens secretas pelo Facebook Messenger, fique tranquilo, porque é possível apagá-las nas configurações do aplicativo. Mas, segundo o próprio Facebook, as mensagens secretas ficam visíveis apenas no smartphone usado para enviá-las, sendo impossível responder a esse tipo de conversa pelo computador. Nem mesmo pelos sites do Facebook ou do Messenger você poderá ter acesso a elas.

E as mensagens autodestrutivas?

Agora, se você quiser ter certeza que nem mesmo seu contato vai ter arquivo do que está sendo conversado, opte pelas mensagens que se destroem automaticamente. Para isso, já na tela secreta (que ensinamos você abrir no início da matéria), toque o ícone de um relógio, na ponta direita da tela, logo acima do teclado.

Feito isso, você precisa selecionar o tempo que você quer que a mensagem autodestrutiva fique visível. Segundo o site Olhar Digital, as opções variam entre cinco minutos e 24 horas, a partir do momento que a mensagem é visualizada pela primeira vez.

O mais interessante de tudo é que, quando você envia uma mensagem autodestrutiva, é possível visualizar uma contagem regressiva ao lado do texto, na janela da conversa. Uma animação faz com que a mensagem exploda quando o tempo acaba, sumindo com que a conversa.

Interessante, não? Se você testou ou vai testar o envio de mensagens secretas pelo Facebook Messenger não deixe de nos comentar como foi, ok?

Agora, já que o assunto são as possibilidades pouco conhecidas do Facebook, você vai amar conferir também: 7 truques do Facebook que você precisa conhecer.

Fonte: Olhar Digital