Todo mundo sabe que a mistura de energético com bebida alcoólica é uma bomba, mas ninguém costuma ligar muito para o aviso do rótulo. Embora esse tipo de bebida tenha sido criado para ser consumidas puras, antes de atividades físicas, a verdade é que elas estão entre as mais consumidas entre os baladeiras, de preferência misturadas com whisky e vodca.
Mas, claro, não é porque você consome um energético de vez em quando que você vai morrer do coração. Assim como em muito outros casos, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose consumida.
Proporções
No caso do energético, por exemplo, a conta do consumo seguro deve ser feita de forma proporcional ao peso do consumidor. Doses de até 2 mg por quilo corporal deixam a pessoa em estado de vigília, reduz a sonolência, alivia a fadiga e aumenta a frequência da respiração e dos batimentos cardíacos, faz com que o organismo produza mais urina e deixa o metabolismo mais veloz.
Em altas dosagens, no entanto, cerca de 15 mg por quilo; os efeitos podem ser bem mais severos e preocupantes também. É comum que a bebida estimule o nervosismo, cause insônia, tremores e até mesmo desidratação.
Energéticos x coração
Sobre o que mencionamos sobre o coração, embora pessoas saudáveis não sofram prejuízos com o consumo esporádico da bebida, realmente existe o risco de sobrecarga do sistema cardiovascular.
Por isso é preciso cuidado: altas doses de energético aliado, juntamente com atividades físicas intensas podem levar a isquemia do miocárdio, por aumentar as contrações dos músculos.
Mas, discussões a parte, a intenção aqui não é dizer se você está certo ou errado em beber energéticos. O que vamos mostrar, a seguir, é o que essas bebidas poderosas têm na fórmula e o que esses componentes agem no seu organismo.
Descubra como o energético age em seu organismo:
Glucoronolactona
Metabólito formado no fígado a partir da glicose, esse componente está na receita de muitas marcas e serve, segundo pesquisas, para melhorar a memória. Ele também é antidepressivo e estimulante.
Água
Pode até não parecer, mas essa é a base da fórmula dos energéticos de forma geral.
Gás carbônico
Sua função na fórmula do energético é apenas deixá-lo gaseificado.
Taurina
Esse é um dos aminoácidos mais presentes no corpo humano e está presente também em várias alimentos. No caso do energético, no entanto, a taurina da fórmula é sintetizada quimicamente.
Cafeína
Capaz de estimular o sistema nervoso central, a cafeína é responsável pelo estado de alerta de curta duração que se experimenta após consumir o energético. A sensação revigorizante que a bebida proporciona também é responsabilidade desse alcaloide, que age diretamente no neurotransmissor adenosina.
Inositol
Esse é um constituinte celular muito importante e que está envolvido em diversos processos bioquímicos. No organismo, quando o energético é ingerido, ele aumenta a capacidade de manter a atenção e a concentração e, por causa disso, pode ser encontrado e vários suplementos esportivos.
E então, você sabia que tinha tanta coisa no energético que você tanto ama? Agora, falando no assunto, essa outra matéria também pode interessar a você: 13 segredos que você não conhece sobre o Red Bull.
Fonte: Revista Galileu