Certamente, quase todo mundo sente algum tipo de dor de vez em quando. Desse modo, a dor no corpo geralmente resulta de estresse físico ou mental ou pode ser o resultado de outras condições de saúde subjacentes.
Embora, na maioria das vezes as dores no corpo não sejam intensas e desapareçam após alguns dias de repouso, esses incômodos costumam ocorrer na presença de outros sintomas, como fraqueza, fadiga, calafrios e febre.
Portanto, para compreender e identificar a dor no corpo, primeiro é necessário examinar as causas e os sintomas associados a dor corporal.
Causas de dor no corpo
A dor no corpo é desencadeada por vários fatores e pode variar em intensidade, frequência e duração – de uma intensidade baixa a uma dor aguda ou intermitente (dor que para ou cessa por algum tempo e começa novamente). Além disso, a dor no corpo pode ser aguda (dura de 3 a 6 meses) ou crônica (dura mais de 6 meses).
As possíveis causas de dor corporal incluem:
1. Infecções virais
Febre e infecções como a Covid-19, o resfriado comum e a gripe tem como um dos sintomas as dores no corpo. Durante uma infecção, o sistema imunológico está em ação, resultando em inflamação, deixando o corpo fraco e, portanto, causando dor.
2. Exercícios físicos
Iniciar uma nova rotina de exercícios ou aumentar o regime de exercícios existente pode causar dor corporal. Em outras palavras, isso acontece porque os músculos e ossos são feitos para trabalhar mais do que sua capacidade normal, resultando em maior rigidez, e consequentemente, causando dores no corpo.
3. Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença de longa duração que causa dor por todo o corpo. Em suma, a fibromialgia nada mais é do que uma dor muscular generalizada, acompanhada por fadiga, sono insuficiente e um humor irritável.
4. Retenção de líquidos
A retenção de líquidos (uma condição na qual o excesso de líquidos se acumula dentro do corpo) pode resultar em dores musculares generalizadas. Dessa forma, a retenção de líquidos faz com que os músculos inchem e pressionem os nervos, resultando em dores agudas e cãibras.
5. Estresse
Estilos de vida agitados e estressantes também podem causar dores no corpo. Como resultado, estresse, alimentação pouco saudável, sono perturbado e estilo de vida sedentário causam cansaço e dor corporal.
6. Deficiências de vitaminas
A falta de algumas vitaminas, bem como baixos níveis de potássio (hipocalemia) afetam a função nervosa e muscular, resultando em fraqueza, fadiga e dores no corpo.
7. Síndrome da Fadiga Crônica
A Síndrome da Fadiga Crônica é uma doença de longa duração na qual você experimenta fadiga extrema devido à falta de sono. Por isso, esta condição pode causar ou piorar as dores existentes no corpo.
8. Doenças autoimunes
Uma doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca a si mesmo. Assim, algumas doenças autoimunes como lúpus, esclerose múltipla e dermatomiosite podem causar dores no corpo. Contudo, não há cura para doenças autoimunes, mas os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação associadas a esses distúrbios.
9. Doença de Lyme
A doença de Lyme é uma doença transmitida por carrapatos causada pela bactéria Borrelia Burgdorfer. Nesse sentido, a dor corporal generalizada está entre os sintomas da doença, associados a outros sinais como gânglios linfáticos inchados, irritação na pele, fadiga, calafrios e febre. A doença de Lyme é tratada com antibióticos, com efeito a maioria das pessoas responde bem ao tratamento e se recupera totalmente. ´
10. Desidratação
A ingestão inadequada de água reduz a capacidade do corpo de remover substâncias químicas inflamatórias dos tecidos, causando dor generalizada e outros sintomas como confusão mental, exaustão, bem como sede extrema e urina escura.
Sintomas associados a dor no corpo
As dores no corpo podem ocorrer junto com uma variedade de outros sintomas que dependem da causa subjacente. Assim, outros sintomas podem incluir:
- Dor abdominal ou cólicas, diarreia, náuseas e vômitos
- Dor de garganta, dor de cabeça, tosse, espirros, bem como coriza ou nariz entupido e gânglios linfáticos inchados
- Dificuldade de concentração
- Febre, calafrios e mal-estar
- Irritação na pele
- Perda de peso inexplicável, falta de energia e fadiga
- Problemas de sono, ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor
- Tontura
Tratamentos para dor no corpo
Por fim, o tratamento de dores no corpo varia de acordo com a causa. Dessa maneira, o tratamento pode envolver medicamentos, fisioterapia e até cirurgia, em alguns casos. Portanto, os medicamentos para o alívio de dor corporal podem incluir:
- Antidepressivos e anticonvulsivantes
- Corticosteroides para causas inflamatórias
- Relaxantes musculares
- Analgésico
Remédios caseiros
Para tratar a dor corporal em casa, algumas abordagens de autocuidado podem incluir:
- Terapia de calor e frio
- Técnicas de relaxamento para aliviar a tensão
- Repouso, gelo, compressão e elevação para ferimentos leves
- Exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos
Então, que tal saber mais sobre outros temas da saúde? Clique e leia: Rinite tem cura? O que causa, principais sintomas, tipos e tratamentos
Fontes: Viva bem, Tua Saúde, Hospital Samur, Vitta
Fotos: Pixabay