É verdade que o homem é o único mamífero que bebe leite depois de adulto?

É muito provável que você já tenha escutado em algum lugar que o homem é único mamífero que mesmo depois de adulto continua bebendo leite, mas será isso verdade?

A resposta é sim. Nossa espécie é a única entre os mamíferos que continua tomando leite após o desmame. No entanto, outros mamíferos adultos também apreciam o sabor do leite.

Ao longos dos anos nos tornamos especialistas em extrair o leite de outros mamíferos, como as vacas e ovelhas, e produzir seus derivados.

É adequado para o homem consumir o leite de outras espécies?

Devemos primeiramente entender que a composição do leite de cada especie de mamífero é especialmente adequada as necessidades nutricionais que lhe são especificas. Por isso existe uma enorme variedade em sua composição.

Do ponto de vista nutricional, o leite materno é o que atende melhor as necessidades nutricionais do ser humano. Entretanto, socialmente falando, o consumo de leite materno depois do desmame não é bem aceito.

Por esse motivo o homem consome o leite de outras especies. O leite da vaca, que é o mais consumido no mundo, é uma importante fonte de proteína e minerais para adieta humana. Além do valor nutricional, o leite também possui propriedades funcionais.

A restrição do consumo de leite normalmente esta relacionada com problemas de intolerância ou hipersensibilidade à algumas proteínas e açúcares presentes em sua composição.

 

Fonte: idmed/superinteressante
Imagens: Reprodução