Curiosidades

Ficção científica – Como surgiu o gênero literário e algumas obras

A ficção científica é um dos gêneros favoritos dos cinéfilos, entretanto, esse modelo de história demorou a ser querido pelos leitores.

Atualizado em 24/09/2020

A ficção científica é um gênero de livros e filmes que trabalha com a ficção. ou seja, histórias inventadas. Esse gênero surgiu no século XX e, em resumo, é criado em torno de componentes científicos. E estes são super importantes para que a história tenha um bom andamento.

Em resumo, a ficção científica trabalha com uma narrativa usando fatos científicos, como por exemplo uma viagem estelar. Contudo, temas fantásticos também podem aparecer na história contradizendo a ciência. Mas por fim, em qualquer um dos casos é necessário que o enredo seja, no mínimo, plausível.

Enfim, um exemplo de ficção científica que envolve fatos científicos e fantasias é a de robôs com inteligência artificial que começam a se sentir como verdadeiros humanos. Entretanto, há diversas formas de se trabalhar esse gênero textual.

Surgimento da ficção científica

Ficção científica - Como surgiu o gênero literário e algumas obras clássicas
Darth Vader é um famoso personagem de Star Wars – noticiasaominuto

A princípio esse gênero surgiu como apenas um subgênero literário dos romances de mistério, aventura, terror e drama. Contudo, ele passou a se diferenciar dos outros quando não se preocupava em afirmar a viabilidade do que estava contando. Enquanto o romance, por exemplo, precisava convencer os leitores de que sua história era verrossímel.

Foram autores como Júlio Verne e H.G Welles que começaram a escrever obras de ficção científica. Isso ocorreu no século XIX. Porém, foi só um século depois que esse gênero passou a ser mais valorizado. Isso porque o avanço da tecnologia e o lançamento de foguetes no espaço começaram a atrair o interesse dos leitores.

Posteriormente, foram autores como Arthur C. Clarke, Robert Heinlein e Isaac Asimov que tornaram o estilo ainda mais reconhecido e respeitado. Atualmente, grandes clássicos do cinema são de ficção científica, como por exemplo Star Wars e Matrix.

Obras clássicas de ficção científica

A máquina do tempo – 1895

Ficção científica - Como surgiu o gênero literário e algumas obras clássicas
Fonte: leitoraviciada

Escrito por H.G Wells, o romance é considerado o primeiro livro de ficção científica. Isso porque em sua história aparece um veículo que fazia viagens pelo tempo. Na história, o criador dessa máquina viaja até 802.701 e descobre que os humanos eram usados como refeição para outra raça que habitava a Terra.

Guerra dos Mundos – 1898

Ficção científica - Como surgiu o gênero literário e algumas obras clássicas
Fonte: amazon

Também de H.G Wells, Guerra dos Mundos conta sobre alienígenas inteligentes que invadiram a Terra. Portanto, os humanos precisam usar a sua tecnologia para conseguir evacuar Londres, cidade que foi invadida.

Eu, Robô – 1950

Fonte: sejacult

O autor dessa coletânea de 9 contos é Isaac Asimov. Enfim, seus contos falam sobre a evolução dos robôs através dos anos. Em seguida passamos pela proibição do uso de robôs e por fim, acredita-se que o próprio coordenador do mundo seja um robô.

2001: Uma Odisséia no Espaço – 1968

Fonte: amazon

O livro teve uma adaptação para os cinemas antes mesmo de ser lançado. Ou seja, seu filme saiu antes. Enfim, essa história de ficção científica conta a descoberta de um monolito soterrado na Lua. Curiosos, os humanos mandam uma nave com tripulação humana e uma inteligência artificial, a HAL 9000, para investigar.

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? – 1968

Fonte: coolturalblog

Apesar do nome estranho, esse livro de ficção científica nada mais é que a inspiração do filme Blade Runner. A obra conta a história de um caçador de recompensas atrás de androides em um cenário pós-apocalíptico.

O Guia do Mochileiro das Galáxias – 1979

Fonte: guloseimasnerds

Por fim, temos uma série de livros que faz sucesso até os dias atuais. Aliás, essa obra de ficção científica foi adaptada de um programa de rádio que o escritor, Douglas Adams, tinha na época. Enfim, O Guia do Mochileiro das Galáxias conta as histórias espaciais de dois amigos que fogem em uma nave alienígena da destruição da Terra.

Outras obras de ficção científica

Adaptação de Jogador nº1 para os cinemas – pretaenerd

Enfim, talvez alguns dos próximos nomes citados podem não ser tão conhecidos para alguns. Contudo, abaixo tem algumas outras sugestões para quem quer continuar embarcando no universo literário da ficção científica.

  • O fim da infância – Arthur C. Clarke
  • Fundação – Isaac Asimov
  • Neuromancer – Willian Gibson
  • Realidades adaptadas – Philip K. Dick
  • Nevasca – Neal Stephenson
  • O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card
  • Snow Crash – Neal Stephenson
  • Jogador nº1 – Ernest Cline

Enfim, curtiu a matéria? Em seguida leia: Filmes de ficção científica – 15 histórias essenciais para os fãs do gênero

Imagens: Pretaenerd, Guloseimasnerds, Coolturalblog, Sonharsempredesistirnunca, Amazon, Noticiasaominuto, Sejacult, Leitoraviciada e Amazon

Fontes: Britannica, Infoescola, Conceito e Canaltech