O clima de festas de Natal e fim de ano é sempre recheado de algumas tradições. Entre presentes, reuniões de família e celebrações, também é comum que muita gente aproveite pra aproveitar o momento para assistir a alguns filmes natalinos.
É claro que esse tipo de filme pode ser consumido em qualquer época do ano, mas quando eles são assistidos na época de Natal, trazem um gostinho diferente. Isso porque as histórias nos ajudam a entrar no clima das festividades, além de absorver um pouco mais da essência do famoso espírito natalino.
Sendo assim, decidimos fazer uma lista com filmes natalinos clássicos e modernos dos mais variados gêneros. Agora é preparar a árvore de Natal, fazer a pipoca e entrar no clima das festividades de fim de ano.
15 filmes de Natal para entrar no espírito de fim de ano
Klaus
Primeiramente, um desenho. A animação espanhola foi lançada em 2019 e conta uma história alternativa para a origem do Papai Noel. Na história, o jovem carteiro Jesper vai parar na ilha de Smeerensburg, onde encontra moradores que vivem uma constante guerra familiar. A partir daí então, ele se envolve nessa confusão enquanto vive os desafios da profissão e se relaciona com o carpinteiro Klaus.
Esqueceram de Mim
Nenhuma lista de filmes de Natal poderia estar completa sem o clássico de 1990. O filme conta a história de Kevin McCallister, que fica sozinho em casa depois que é esquecido pela família nas viagens de fim de ano. Em meio ao abandono, Kevin precisa lidar com a ameaça de dois ladrões que tentam invadir a sua casa.
Simplesmente Amor
Falar de Natal também é falar de um clima de amor em suas mais variadas versões. É exatamente isso que essa comédia romântica faz, com histórias distintas que se cruzam a partir da conexão do amor. Para isso, então, o elenco do filme conta com atores renomados como Hugh Grant e Alan Rickman, além de uma história pra lá de emocionante.
A Origem dos Guardiões
Assim como Klaus, o filme é uma animação que dá um tom diferenciado para a lenda do Papai Noel. No entanto, além de mexer na lenda do Natal, o filme também traz outros personagens lendários, como o Coelhinho da Páscoa, a Fada do Dente Jack Frost e Sandman. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Animação no Globo de Ouro de 2013 e coloca os heróis fantásticos em confronto com o Bicho Papão.
Grinch
Curiosamente, um dos filmes de Natal mais clássicos e tradicionais conta a história de um personagem que odeia o Natal. A versão clássica traz Jim Carrey no papel do monstro verde, mas a versão repaginada e animada também tem seu valor.
Um Duende em Nova York
Imagine um filme natalino protagonizado por Will Ferrell vestido de duende. É exatamente essa a história desse clássico do início dos anos 2000. O detalhe é que ele não está apenas vestido com uma fantasia, mas é um elfo de verdade, criado na oficina do Papai Noel. Depois que ele descobre que seu pai vive em Nova York, o personagem vai até a cidade para encontrá-lo.
Edward Mãos de Tesoura
O filme marcou o início da parceria entre o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp. Ainda que seja marcado pelo clima sombrio comum dos trabalhos de Burton, a história adiciona elementos da lenda de Frankenstein a uma trama tocante, criando um filme natalino bem original.
O Estranho Mundo de Jack
Mais um trabalho de Tim Burton no mundo dos filmes de Natal. Desta vez, o diretor parte para a animação, contando a história de um personagem que tenta trazer o clima natalino para um mundo de Halloween. É um dos maiores clássicos de fim de ano, principalmente pelo carisma do protagonista Jack Skellington.
Sobretudo, esse é um longa inesquecível!
O Expresso Polar
Quando foi lançado, o filme chamou atenção por trazer uma verdadeira revolução gráfica. Mas para além das inovações tecnológicas, a história traz uma mensagem de esperança e fé, digna do que se espera de um filme natalino feito para aquecer o espírito de fim de ano.
Um Herói de Brinquedo
Voltando para os clássicos dos anos 90, o filme é inusitado por trazer Arnold Schwarzenegger fora do clima de guerra e ação desenfreada. No entanto, isso não significa que ele tem uma missão simples, já que interpreta Howard Langston, um pai que promete dar para seu filho um brinquedo que acaba esgotado nas lojas. A partir daí, então, o personagem tem que dar um jeito de salvar o Natal do filho, encontrado o boneco.
Certamente estamos falando de um clássico aqui!
Meu Papai é Noel
A premissa do filme parte de um lugar bem inesperado. Tim Allen é Scott Calvin, um homem comum, mas que se envolve numa confusão depois que mata o Papai Noel num acidente bizarro e precisa substituir o velhinho na entrega de presentes de Natal. O clássico dos anos 90 ainda merece ser visto e reúne mensagens positivas dignas dos grandes filmes de Natal.
Sexo, Drogas e Jingle Bells
Só pelo título já dá pra ter uma noção do que esperar do filme. Diferente da maioria dessa lista, a história não parte de famílias tradicionais ou fantásticas, mas sim da reunião de amigos que passam o Natal numa festa extremamente louca. Nos papéis principais, estão Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen e Anthony Mackie.
Gremlins
Os monstrinhos ajudam a relembrar o clima dos anos 1980 para quem viveu a época, e apresentar um pouco do tom nostálgico para os mais jovens. Além de trazer o clima de Natal, o filme tem uma mensagem bem clara sobre as compras de fim de ano: tenha muito cuidado com o que você está levando para dentro de casa.
Os Fantasmas de Scrooge
É a segunda aparição de Jim Carrey na lista e, curiosamente, mais uma vez com um personagem que odeia o Natal. Entretanto, aqui ele não aparece em carne e osso, mas sim dublando Ebenezer Scrooge na interpretação do clássico conto do homem que recebe fantasmas do passado, presente e futuro para aprender uma importante lição.
Duro de Matar
Enfim, seria praticamente impossível finalizar uma lista de filmes natalinos sem incluir o clássico de ação que se tornou símbolo do gênero. Sendo assim, aqui estamos com um dos maiores filmes de ação da história, em que Bruce Willis interpreta um homem que acaba precisando lidar com um grupo de terroristas alemães no meio de uma festa de fim ano. Vale a pena conferir!
Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Filmes dirigidos por mulheres – 10 obras realizadas por mãos femininas
Fontes: Cissa Magazine, QG, Dicas de Mulher
Imagens: Lifewire, CinePop, TecMundo, Nó de Oito, Canal Tech, IndieWire, Papo de Cinema, Plano Crítico, Rolling Stone, Blasting News, Plano Crítico, Omelete, Locomotiva 26, Café Arcaico, Adoro Cinema, Vero