Frankfurt é uma das mais importantes cidades da Alemanha, desde a Idade Média. Atualmente, é a cidade que mais recebe voos internacionais de todo o país, por ser um importante centro financeiro e empresarial do mundo.
Por outro lado, a cidade também é um incrível destino para turistas. Assim, unindo dinamismo e modernidade, Frankfurt tem pontos turísticos incríveis e uma programação cultural intensa.
A cidade tem aproximadamente 750 mil habitantes, ou cerca de 2,5 milhões, considerando a região metropolitana completa. Além disso, é sede do Banco Central Europeu (BCE), da Bolsa de Valores de Frankfurt e de institutos financeiros importantes, como os bancos Deutsche Bank e Commerzbank. Ao mesmo tempo, é Frankfurt que acontecem eventos de renome mundial, como o Salão do Automóvel de Frankfurt e a Feira do Livro de Frankfurt.
História de Frankfurt
O nome Frankfurt significa passo dos francos e faz alusão à tribo de germânicos que ocupou a região a partir do século VI. Mais tarde, no século XVI, a cidade passou a ocupar lugar de importância nas rotas da Europa. Na época, chegou até a ser palco da coração de imperadores do Sacro Império Romano-Germânico.
Frankfurt também foi palco do nascimento da democracia alemã. Isso porque foi ali que se reuniu o primeiro Parlamento eleito do país, a Assembleia Nacional. O objetivo da Assembleia era garantir uma Constituição que unificasse todos os países germânicos. A ideia, porém, fracasso diante da Prússia, e em 1866 a cidade foi anexada.
No século XIX, a cidade passou por uma fase sombria, quando foi invadida e devastada pelo exército de Napoleão. Posteriormente, na Segunda Guerra Mundial, foi destruída novamente e precisou passar pela reconstrução de uma parte da cidade, em razão dos bombardeios que atingiram a região.
Turismo em Frankfurt
Durante o ano, acontecem mais de 35 feiras em Frankfurt, com cerca de 37.500 expositores. A tradição é tão forte na cidade, que cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam a região para conferir essas atrações.
Ao longo do ano, mais de três milhões de pessoas se hospedam em Frankfurt, sendo que a maioria faz isso poe trabalho. Assim, hotéis de três estrelas que focam nesse público estão distribuídos por toda a cidade. Ao redor da Estação Central, por exemplo,é possível encontrar opções bem acessíveis de hospedagem. A região, entretanto, tem muito movimento mesmo à noite, o que pode ser um problema para alguns turistas.
O clima local é temperado marítimo e tem possibilidades de chuva ao longo do ano inteiro. Para quem não gosta de chuva, então, a melhor opção é viajar em fevereiro. Por outro lado, junho é a época em que há mais chuva. Durante o verão, existe a vantagem dos vários festivais e feiras ao ar livre e a média de temperatura fica em volta dos 20 ºC. Já no inverno, a Feira de Natal é uma das mais tradicionais, mas a média é de 1 ºC.
Principais atrações turísticas
Museu Städel
Fundado em 1815, o museu tem um acervo de pinturas históricas do século XIV ao século XXI. Em resumo, são cerca de 100 mil gravuras, além de mais de 2.500 pinturas e 600 esculturas.
Catedral de São Bartolomeu
Também chamada de Kaiserdom, a igreja foi fundada em 1550 e é o monumento católico mais importante de Frankfurt. Sua primeira construção aconteceu no século VII e, ainda hoje, turistas podem visitar a torre de quase 100 m de altura.
Palmengarten
O famoso jardim botânico Palmengarten foi dundado em 1871. No espaço de 22 hectares é possível admirar plantas tropicais e subtropicais, não apenas dentro de estufas climatizadas, mas também ao ar livre.
Main Tower
Com 56 andares e 240 metros altura, o Main Tower está entre os prédios comerciais mais importantes da cidade. Assim como impressiona pela estrutura com vidraças, também possui uma vista privilegiada de Frankfurt, lá do alto.
Museu de História Natural Senckenberg
Para quem gosta de natureza, o Museu Natural é uma ótima opção. Isso porque tem 3 andares e subsolo com acervo impressionante de animais empalhados e fósseis, com destaque para a exposição de etapas da evolução animal.
Sachsenhausen
O bairro de Sachsenhausen é uma ótima pedida para quem quer experimentar bebidas e visitar tabernas. Isso porque lá está localizado o Apfelwein Adolf Wagner, que vende o famoso vinho de maçã. No inverno, a bebida é servida quente, a fim de aquecer o corpo.
Alte Oper
No centro histórico de Frankfurt, fica o Alte Oper, a Ópera da cidade. A construção foi destruída na Segunda Guerra Mundial, mas foi aberta na década de 80. O prédio chama a atenção pelos toques renascentistas e pelo interior deslumbrante.
Römerberg
Também chamada de Römer, a construção de 600 anos e abriga a prefeitura da cidade. Além disso, a praça de mesmo nome onde fica o prédio tem várias casinhas da Alemanha dos séculos XV e XVI. No local também é possível visitar a igreja Alte Nikolaikirche e a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen). Apesar de bombardeios da Segunda Guerra Mundial terem destruído a região, os esforços de reconstrução conseguiram recuperar a região, muito visitada hoje em dia.
Casa de Goethe
Um dos maiores escritores da Alemanha, Johann Wolfgang von Goethe, nasceu e cresceu em Franfkurt. Sendo assim, a casa onde ele viveu, que ainda conta com boa parte da mobília original, se transformou numa importante atração turística. Além disso, a casa contém obras de arte incríveis e preciosidades que tornam o passeio uma viagem no tempo.
Deutsches Filmmuseum
Amantes do cinema não podem deixar de visitar o Deutsches Filmmuseum. Isso porque o museu interativo tem um acervo incrível de objetos desse universo, como caleidoscópios que imitam a câmera escura e até mesmo estatuetas do Oscar, dentre outros.
Fontes: DW, MSN, Max Milhas
Imagem de destaque: One Savvy Wanderer