Provavelmente você também fica embasbacado com a beleza e a mágica da Groenlândia. Também chamada de Groelândia ou Gronelândia, ela é uma região autônoma do Reino da Dinamarca. Além disso, ela também é considerada a mais vasta ilha do Planeta.
O local fica situado na vizinhança do litoral norte do Canadá e do oceano Glacial Ártico; ao sul ela se limita com o Atlântico. O solo do local é recoberto por uma camada de gelo em cerca de 84% de sua extensão. O gelo presente só não é maior que na Antártica.
Atualmente ela é habitada por cerca de 57 mil pessoas. Até o século X, ela era praticamente inexistente do ponto de vista europeu. Isso só mudou quando os vikings da Islândia foram para lá.
Até tal momento, o pouco que o mundo conhecia do local estava relacionado as populações da região ártica, conhecidas como esquimós e atualmente denominadas Inuit. Estes apenas abandonaram o local pouco antes da chegada dos vikings.
Acima de tudo, o clima gelado da ilha é leva a inexistência de plantas. Os verões são brandos e os invernos muito severos. Além disso, a região conseguiu se libertar da Dinamarca durante a Segunda Grande Guerra, tornando-se independente da Europa.
O que você sabe mais sobre a Groenlândia? Finalmente o Segredos do Mundo conta algumas curiosidades para você.
Tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia
1 – Animais exóticos
Inicialmente, existem muitos animais exóticos muito populares no local. Grandes exemplos são baleias, águias, renas, focas e raposas. Além disso, o urso popular é o animal simbolo do local.
Apesar disso, ele é muito pouco visto pela população (que é bastante pequena devido a dificuldade de se viver no local) dos povos da região. Finalmente, a caça é liberada para moradores e turistas na região, ainda assim é necessário o acompanhamento de fiscais que fazem o controle, garantindo que a caça obedeça os critérios exigidos.
2 – Palavras groenlandesas
Existem algumas palavras que são do nosso dia a dia e provenientes da língua groenlandesa. Provavelmente você as conhece. Por exemplo: iglu (igloo), as casas dos esquimós, e caiaque (kayak).
3 – Comidas exóticas
A culinária local é calcada em frutos do mar e alguns animais exóticos, como focas e renas. Isso acontece por que a região não possui vegetação nem muita variedade de animais, devido ao gelo.
O prato nacional é o Suaasat, uma sopa que contém focas, baleias, renas ou aves marinhas temperadas com sal, pimenta e folha de louro.
4 – Assentamentos e população
A maior parte dos 60 assentamentos existentes já não são mais habitados. Eles também são localizados em lugares que facilitam pesca ou caça.
Além disso, atualmente, pouco mais de 55 mil pessoas vivem por lá, 90% delas distribuídas em 16 cidades e o restante, em diversos assentamentos.
5 – Monte Gunnbjørn
Finalmente chegamos ao monte Gunnbjørn. Acima de tudo é o ponto mais alto da Groenlândia, com 3.694 metros de altitude. O nome escolhido foi uma homenagem a Gunnbjörn Ulfsson, o primeiro viking a chegar à ilha.
6 – Foi colônia até 1953
A Groenlândia foi uma colônia dinamarquesa até 1953. Foi só em 1981 iniciou um governo próprio. Além disso ela ainda é uma monarquia, com um parlamento instituído, 31 membros e um primeiro-ministro. Apesar disso as relações com a Dinamarca ainda são bem estreitas. A moeda oficial é a coroa dinamarquesa.
7 – Dividida na parte geográfica e política
Finalmente, se pesquisarmos geograficamente onde fica a grande ilha, vai aparecer o nome da América do Norte. Apesar disso a sua relação é com a base dos países europeus. Além disso, desde 1982, a Groenlândia não faz mais parte da União Europeia.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 ilhas mais isoladas e distantes do mundo
Fonte: Info Escola Mega Curioso
Imagem: Viagens ao Extremo Alpinismonline Pinterest BBC Euro Dicas Epoch Times