Mundo Animal

Ligre – Principais características do animal híbrido de leão e tigre

Considerado o maior felino do mundo, o ligre é um animal híbrido resultado do cruzamento de um leão macho com uma tigresa.

Por P.H Mota

O ligre é uma espécie de animal híbrido resultado do cruzamento entre um leão macho e uma tigre fêmea. Além de ser resultado da reprodução entre espécies diferentes, o animal também é conhecido como o maior felino do mundo.

Entre os mamíferos, os felinos são os animais mais suscetíveis ao desenvolvimento de híbridos. Quando uma leoa fêmea cruza com um tigre macho, por exemplo, o resultado é um tigreão.

Outras espécies populares incluem o pumapardo (puma e leopardo), o leopon (leopardo macho e leoa) e o jagaleão (onça pintada macho com leoa).

Características do ligre

Ligre - principais características do animal híbrido de leão e tigre
Crownrdige Tigers

Uma vez que possui genes de duas espécies diferentes, o ligre possui algumas características singulares. A principal delas é a ausência de hormônios inibidores do crescimento, já que eles estão presentes no tigre macho e na leoa.

Por isso, é comum que criaturas da espécie tenham tamanhos surpreendentes dentro do mundo animal. Segundo teorias de alguns pesquisadores, as criaturas podem crescer durante a vida toda. Entretanto, a informação ainda não pôde ser confirmada, por falta de estudos.

Além disso, os ligres machos nascem estéreis e não conseguem procriar. Por outro lado, as fêmeas não possuem a limitação.

Problemas de saúde e cativeiro

Ligre - principais características do animal híbrido de leão e tigre
Tripadvisor

Um dos principais motivos da espécie ser rara, é que só pode nascer em cativeiro. Atualmente, não existem registros de ligres nascidos na natureza. Isso acontece porque as fêmeas e os filhotes podem sofrer com problemas de saúde durante a gestação.

Por conta do tamanho exagerado dos filhotes, o período de desenvolvimento do feto pode ser de extremo risco. É por isso, inclusive, que as criaturas só podem nascer a partir de incisão cirúrgica de um especialista.

Na vida adulta, um ligre pode chegar a ter até 400 kg, enquanto um tigre chega no máximo a 300 kg, e um leão a 250 kg.

Ainda que a criação de ligres aconteça em ambientes controlados, alguns grupos de defensores de animais defendem a extinção da prática. Em alguns países, inclusive, o desenvolvimento de felinos híbridos já foi proibido.

Ligre Hércules: o maior felino do mundo

Ligre - principais características do animal híbrido de leão e tigre
Action Dreamer

De acordo com o Livro dos Recordes, Guinness Book, o maior felino do mundo é um libre. O animal, chamado de Hércules, vive em uma reserva na Carolina do Sul (Estados Unidos) e garantiu o recorde em 2014.

Com 3,3 m de comprimento, Hércules registrou um peso total de 418,5 kg, impressionante até mesmo para a espécie híbrida. Além disso, mesmo com as quatro patas no chão, tem 1,24 m de altura.

Fontes: Último Segundo, Veja, Green Savers, Folha PE, Eu Quero Biologia

Imagens: WorldAtlas, Action Dreamer, Tripadvisor, Crownrdige Tigers

Próxima página »

Escolhidas para você