Os maias foram uma das civilizações antigas mais relevantes da história. Junto aos astecas, eles formam um dos mais populares grupos da Mesoamérica pré-colombiana. Esse povo esteve presente na América Central entre 2.600 a.C e 1697.
O que mais te marcou sobre os maias no tempo em que estudou sua história? Não lembra? Existem muitas características marcantes e inesquecíveis.
Por exemplo, os maias existem até hoje. O grupo é limitado e pequeno, porém, eles ainda conseguem manter as tradições (como idioma, religião e escrita) até hoje.
Existem algumas coisas sobre os maias que são realmente relevantes, e mostram o quanto eles foram importantes. O Segredos do Mundo vai te mostrar agora.
Confira 5 grandes características que marcaram os maias!
1 – Localização geográfica
Os maias ocupavam desde o sul do México até regiões da América Central, hoje conhecidas como Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize.
Eles não eram apenas um “país”, e sim, pequenas comunidades independentes que trocavam conhecimentos e interagiam comercialmente sempre que necessário.
Os maias se adaptaram a uma série de ambientes diferentes. Savanas, florestas pluviais, planaltos semiáridos e pântanos.
2 – Religião
A religião maia era baseada na contagem cíclica natural do tempo. ou seja, para eles a interpretação dos ciclos podia revelar o futuro.
Eles acreditavam em vários deuses e os sacrifícios faziam parte da sua realidade, tanto de animais quanto de seres humanos. Também havia o auto-sacrifício
3 – Arquitetura
A arquitetura maia é marcada por gigantescas pirâmides, erguidas para fins religiosos. Eles também gostavam de praças amplas e palácios extensos.
Tudo era feito com trabalho braçal, sem tecnologia e ferramentes especiais. O interior das construções sempre foi muito simples, abrindo mão da beleza para priorizar o funcional. Porém, por fora era grandioso e belo.
Uma prova da grande habilidade dos mais em construir é que cidade de Chichén Itzá, no México, fundada por volta do ano de 450 a.C, é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
4 – Escrita
O sistema de escrita dos maias, o mais avançado das civilizações mesoamericanas, representava com exatidão a língua falada, sendo tão eficiente quanto os idiomas do Velho Mundo.
A composição envolve símbolos fonéticos e ideogramas originais. Eles escreveram livros, mas a maioria deles foram queimados durante a invasão dos espanhóis.
Poucas obras restaram, porém, que podem ser lidas, pois foram traduzidas.
5 – Calendário
Os maias desenvolveram independentemente o conceito do zero e conseguiam fazer equações com somas de até centenas de milhões. Isso possibilitou observações astronômicas e a criação do famoso calendário maia, que é bem parecido com o que utilizamos atualmente.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Os principais deuses indígenas da cultura brasileira
Fonte: Mega Curioso
Imagem: Você Viajando Freepik Tempo Ameríndio Arquiteto Fala Históriazine Agência Brasil
8 comentários em “Maias, história, cultura e contribuições da civilização maia”