Mundo Animal

Maior mamífero do mundo – Maiores espécies conhecidas pela ciência

Ainda que a maioria dos mamíferos viva em ambientes terrestres, o maior mamífero do mundo, a baleia azul, é encontrado nos mares.

Por P.H Mota

Os primeiros mamíferos do mundo começaram a surgir na cadeia evolutivo quando os grandes répteis ainda habitavam a Terra. Disputando espaço com espécies gigantes de dinossauros, portanto, o maior mamífero do mundo nessa época não passava de alguns centímetros de comprimento.

Com a extinção dos dinossauros, a transformação das espécies permitiu que novos mamíferos tivessem mais espaço na cadeia alimentar. A partir daí então, esses animais passaram ganhar cada vez mais formas e peculiaridades distantes, indo parar até mesmo no mar.

Milhões de anos depois, hoje em dia, o maior mamífero do mundo é também o maior animal do mundo.

Baleia azul: o maior mamífero do mundo

Maior mamífero do mundo - as maiores espécies conhecidas pela ciência
One Green Planet

Atualmente, o maior animal do planeta Terra é a baleia azul, com mais de 30 metros de comprimento e 160 toneladas. Entretanto, o animal está ameaçado, segundo dados da organização não-governamental União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Continua após a publicidade

Em razão da intensidade da caça comercial, a espécie teve seu número reduzido no mundo, mas passou a ser protegida desde 1966. Porém, países como Islândia, Noruega e Rússia ainda permitem a captura do animal.

Outros mamíferos de destaque

Maior mamífero terrestre

Maior mamífero do mundo - as maiores espécies conhecidas pela ciência
CGTN

Fora dos oceanos, o título de maior mamífero conhecido é o elefante africano. Com mais de 3 m de altura e 5 de comprimento, o animal também está ameaçado e é considerado vulnerável. Isso porque a busca pelo marfim das presas é recorrente na África, onde o animal é encontrado em mais de 37 países. A caça ilegal por espécimes já levou o elefante à extinção em países como Gâmbia, Mauritânia e Burundi.

Maior primata

Maior mamífero do mundo - as maiores espécies conhecidas pela ciência
BBC News

Entre os primatas, mamíferos mais próximos dos humanos na evolução, o maior deles é o gorila do ocidente. Natural de florestas tropicais e subtropicais da África, a espécie também corre risco de extinção por conta da ação humana. Segundo estimativas da IUCN, entre 1970 e 2030 é possível que a população de gorilas seja reduzida em 50%.

Além de utilizados como amuletos de proteção e troféus, quando são mantidos em cativeiros, alguns espécimes são utilizados para a produção de carne. Isso porque a carne de gorila é tida como símbolo de prestígio em remanescentes da elite de regiões da África.

Continua após a publicidade

Maior mamífero terrestre do Brasil

Maior mamífero do mundo - as maiores espécies conhecidas pela ciência
InfoEscola

No Brasil, o título de maior mamífero fica com a anta. Assim como todos os outros animais reconhecidos pelo grande porte, a anta também é ameaçada e classificada como vulnerável. Somente nas últimas três décadas, a população dos animais no Brasil foi reduzida em 30%. Isso se deve principalmente pelo desmatamento de seus habitat naturais, bem como pela caça ilegal.

Além disso, em regiões como no Cerrado e na Mata Atlântica, a anta perdeu espaço para as criações de rebanho de gado e foi drasticamente reduzida.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Atum azul – Características do peixe gigante do Oceano Atlântico

Fontes: DW, Brasil Escola

Continua após a publicidade

Imagens: One Green Planet, CGTN, BBC News, InfoEscola, WWF

Próxima página »

Escolhidas para você