Curiosidades

Maior palavra do mundo, qual é? Quais são as maiores de cada língua

Cada língua é singular, com suas próprias características. E entre essas palavras está a maior palavra do mundo, com 189.819 letras.

Primordialmente, a fala teve um papel fundamental para o processo de evolução dos seres humanos. Pois, foi através dela que a comunicação se desenvolveu contribuindo com a melhor adaptação dos seres. Desse modo, os humanos se organizaram em sociedade, até chegar ao que é nos dias atuais. Por isso, diversas expressões e palavras foram criadas ao longo da história, e dentre elas há a maior palavra do mundo, com 189.819 letras.

Ademais, a maior palavra do mundo, representa a fórmula química da maior proteína que existe no mundo. Por outro lado, ela é popularmente conhecida pelo nome titina, estando presente no DNA humano. Assim sendo, para alguém pronunciar essa palavra seria necessário cerca de três horas e meia. Por isso, ela não é utilizada no cotidiano.

No entanto, existem outras palavras extensas, em vários idiomas diferentes. Por exemplo, na língua portuguesa a maior palavra é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, contendo 46 letras é registrada no dicionário Houaiss. Mas também, tem a palavra anticonstitucionalissimamente, que retrata coisas opostas as leis constitucionais do país.

Maior palavra do mundo em português

Maiores e Melhores

Entre as maiores palavras do mundo, temos a mais extensa da língua portuguesa, que apresenta 46 letras. Logo, a palavra é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Em síntese, esse palavrão consiste em uma doença pulmonar que é provocada em pessoas que inalaram pó vulcânico. Ademais, essa palavra só foi inserida oficialmente ao dicionário português no ano de 2001.

Continua após a publicidade

Por outro lado, existe uma outra palavra bastante extensa na língua portuguesa. No entanto, essa palavra apresenta 29 letras e consiste em um advérbio. Em síntese, esta é utilizada para se tratar de algo que foi realizado de forma oposta as leis constitucionais do país. Logo, a palavra é anticonstitucionalissimamente.

Maior palavra do mundo não registrada no dicionário

Mundo Português

A maior palavra do mundo não foi registada no dicionário, sendo registrada apenas em livros científicos e de medicina. Destarte, ela apresenta 189.819 letras. Em resumo, a palavra faz referência a uma fórmula química específica, que é da maior proteína que existe no mundo. Ademais, popularmente essa proteína é conhecida pelo nome titina, estando presente no DNA humano. Além disso, caso alguma pessoa queira pronunciar essa palavra, seria necessário cerca de três horas e meia. Porém, não é uma palavra que usamos em uma conversa no nosso cotidiano.

Por outro lado, alguns peritos alegam que essa referência a proteína não consiste em uma palavra de verdade. Pois, trata-se de uma fórmula química. Logo, ela não se encontra no dicionário e nem é utilizada cotidianamente. Afinal, já imaginou ficar mais de três horas pronunciando uma única palavra?

Na literatura

Rádio 93 Fm

No século IV a.C. foi encenado pela primeira vez a peça de teatro do dramaturgo grego Aristófanes. Ademais, consiste na peça de teatro As Mulheres da Assembleia. Portanto, a maior palavra do mundo, na literatura, é de origem grega, que é: λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων. Em suma, retrata um prato de comida fictício, sendo uma espécie de fricassê que apresenta diversos ingredientes misturados, como peixes e aves.

Continua após a publicidade

As palavras mais extensas do mundo

Pinterest

Como mencionado, a maior palavra do mundo se trata de uma fórmula de uma proteína. No entanto, existem diversas palavras extensas pelo mundo. Logo, são elas:

  • Norte da Europa – Pionaliopecaedriajerkdivhdjaldkrjanekdociddonamzzaripdeecedeo- geidofnsyejitecoalemmetpoadeclapenneaemahsjvukdubvgofn-docvirorivobnidpodovusodurnrhyvudoenbhsfciofnpemerohivokri. Em síntese, consiste em um insulto que apresenta 173 letras. Ademais, esse xingamento foi feito para um ex-escravo branco do Norte da Europa.
  • Reino Unido – A palavra é: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Ademais, ela trata-se de um nome de uma estação de trem, na cidade do país de Gales.
  • Alemão – Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft. Destarte, retrata uma Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio.
  • Dinamarquês – Speciallaegepraksisplanaegningsstabiliseringsperiode. Logo, consiste no período de estabilização para a prática médica de um especialista.
  • Espanhol – Electroencefalografista. Em suma, remete a aqueles que estudam eletroencefalografia.
  • Francês – Anticonstitutionnellement. Isto é, algo que está oposto à Constituição. Ademais, essa palavra no português é denominada como anticonstitucionalissimamente.
  • Holandês – Kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden. Logo, retrata a preparação que ocorre durante um desfile infantil de carnaval.
  • Húngaro – Megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért. Ademais, esse demonstra o comportamento de alguém que não pode ser descartado ou abandonado.
  • Italiano – Precipitevolissimevolmente. Ou seja, pessoas que agem precipitadamente.
  • Sueco – Uma das palavras maiores do mundo, Nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoraeistoa do anläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten. Por fim, essa palavra envolve o trabalho preparatório de um sistema de manutenção do dispositivo de inspeção do simulador de aviação da artilharia de costa do norte do Mar Báltico.

Então, você já conhecia a maior palavra do mundo? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 20 expressões da internet que já chegaram aos dicionários. 

Fontes: Maiores e Melhores, Rádio 93 Fm, BBC

Imagens: Vortex Mag, Mundo Português, Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você