Manteiga ou margarina, qual é mais saudável?

Você faz parte do time que prefere a manteiga ou margarina? O debate entre esses dois alimentos presentes em praticamente todos os lares brasileiros existe a décadas: De um lado, o time que adora uma margarina bem cremosa espalhada na torradinha logo pela manhã, do outro, há aqueles que não abrem mão do pãozinho francês recheado com uma saborosa manteiga.

Mas afinal, manteiga ou margarina, qual é mais saudável?

Se você espera uma resposta definitiva, nós lamentamos, mas não há. A melhor resposta para essa pergunta é: depende!

Para manter a saúde do coração, evitando o colesterol alto, você deve ficar atento à tabela nutricional. Na hora de escolher o que levar para casa, manteiga ou margarina, escolha sempre a que tiver as menores quantidades de gorduras saturadas e gorduras trans. Confira o exemplo abaixo:

Como pode ser notado na comparação acima, a quantidade de gorduras trans são as mesmas nos dois alimentos. Porém, a manteiga apresenta aproximadamente 37% de gorduras saturadas a mais, quando comparada com a margarina. Isso significa que em nosso exemplo comparativo, a margarina seria uma opção mais saudável.

Normalmente, as manteigas disponíveis ao consumidor contém 50% de gorduras saturadas em sua composição, e as margarinas aproximadamente 20%. O teor de gordura saturada nas margarinas “light” é menor ainda, já que boa parte da gordura é substituída por água ou proteínas.

Manteiga ou margarina, uma escolha consciente

A ditadura da “vida saudável” é algo realmente chato. Como quase tudo na vida, boas escolhas são feitas com consciência e moderação. Por isso, não existe a menor necessidade de abandonar um alimento de sua preferência quando o seu consumo é moderado.

Mas se você gosta de selecionar bem o que entra em casa, e não considera que a vida saudável seja algo imposto, tente seguir essa dica: Para cozinhar, procure a opção que apresente até 27% de gorduras saturadas, 2,7 gramas se a tabela usar 1 colher de sopa como referência. Para comer com torradas e pães, procure as opções ligth, com até 10% de gorduras saturadas, 1 grama se a tabela usar 1 colher de sopa com referência.

 

Fonte: Sciencealert