O moicano é certamente um dos cortes de cabelo que praticamente nunca sai de moda. Apesar de ter momentos de alta e baixa, ele mantém uma constante de adeptos.
Além disso, o estilo de corte se caracteriza por possuir uma “crista” no meio da cabeça. Geralmente, ele é raspada dos lados, porém existem algumas variações.
Uma das últimas vezes que o moicano se tornou uma tendencia avassaladora foi em 2015. De repente várias celebridades e jogadores de futebol aderiram a moda.
Origem do cabelo moicano
Primeiramente o moicano tem origem indígena e foi usado pelos povos moicanos, iroqueses e cherokees. Ele tem relação direta com os antigos índios moicanos. Eles preferiam morrer a se deixar serem controlados pelos homens brancos que chegaram a seus territórios.
Muitos anos depois, os punks se inspiraram na história desses índios e passaram a usar esse corte para simbolizar a sua luta contra o sistema de governo que quer impor todo tipo de controle à liberdade do povo.
O corte foi adotado pelos punks entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980. Bandas punks como The Exploited e Plasmatics, tiveram seus líderes foram precursores do corte de cabelo no movimento britânico e americano, respectivamente.
Tipos de moicano
Primeiramente existem três tipos de corte de cabelo. O primeiro é o moicano spikes. Neste, em vez de uma “crista”, possui “espinhos” no lugar.
Em seguida existe o moicano leque. Esse tipo é aquele que possui uma crista perfeita, originalmente com os lados raspados. Também é muito adorado.
Por último o Frohawk. Ele é visto em punks afro-americanos, ravers, e fãs de hip hop old school. Alguns incluem torções de cabelo na lateral, trancinhas, ou apenas fixando-se nos lados.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Os cortes de cabelo mais absurdos dos anos 80
Fonte: Nerdice Total Wikipédia
Imagens: Voltemos à direita, FTW! Pinterest,