O que significa o arco-íris de Pink Floyd? É um símbolo pró LBGT?

Você, com certeza, já viu o arco-íris de Pink Floyd muitas vezes por aí, aquele da capa do disco, não é mesmo? Mas será que você sabe o que ele realmente significa?

Se você não é da turma do rock, nem da física, provavelmente não tenha entendido nada, mas o triângulo cortado pelas cores, da capa do álbum “The Dark Side of the Moon”, não tem nada a ver com um símbolo pró LGBT, como andaram falando na internet.

O significado do arco-íris de Pink Floyd

O arco-íris de Pink Floyd, na verdade, faz referência ao famoso experimento do físico e astrônomo inglês Isaac Newton, sobre a composição da luz.

Realizado em 1666, o estudioso mostrou que quando a luz do Sol, ao atravessar um prisma cristalino completamente polido, sai em ângulos diferentes do outro lado, decomposta e separada em cores de diferentes espectros visíveis ao olho humano.

Mal entendido na internet

Mas, parece que muita gente está por fora dessa referência ao experimento de Newton e não conhece também a famosa capa da banda ou da história por trás dela. Pelo menos é isso que alguns internautas demonstraram há alguns dias, diante de uma propaganda da Polenghi.

A marca, em um comercial do queijo Polenguinho, usou o arco-íris de Pink Floyd em homenagem à banda.

Acontece que muita gente interpretou a campanha como uma simbologia ligada ao movimento LGBT e atacou os posts da empresa no Facebook com comentários homofóbicos.

Foi preciso que outros internautas, que compreenderam a referência ao álbum The Dark Side of the Moon, explicassem sobre o que o significado histórico e científico por trás do arco-íris de Pink Floyd.

Posicionamento da Polenghi

A própria marca se manisfestou sobre o assunto, explicando a campanha e declarando seu respeito à causa LGBT.

“Disclaimer: Nossa equipe criativa teve como inspiração a capa do álbum The Dark Side of The Moon, da banda Pink Floyd, para “brincar” com o conceito de fominha, tão utilizado quando o assunto é Polenguinho. Prezamos pela paz, pelo respeito e pela igualdade em nossa comunidade aqui. Embora não tenhamos feito alusão ao movimento LGBT+, temos máximo respeito pela causa. Contamos com todos que adoram o queijinho mais querido do Brasil desde mil novecentos e bolinha para fomentar uma comunicação afetuosa e fluída por aqui! Obrigado”.

E você, sabia sobre o que se tratava o símbolo do arco-íris de Pink Floyd? Ou também se confundiu com o significado dele? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em símbolos que pouca gente sabe de onde surgiram, não deixe de conferir também: Interrogação, porcentagem e outros 5 símbolos que você nem imagina como surgiram.

Fonte: Exame