Muito cuidado ao usar seu carregador USB fora de casa

Hoje em dia é comum encontrar pontos de recarga para celulares em shoppings, aeroportos, restaurantes etc. Mas saiba que carregar seu aparelho em um desses pontos de recarga públicos é um prato cheio para hackers roubarem seus dados e informações confidenciais.

Quem revelou o novo golpe, chamado de “Aperto de mão”, foi a repórter J.D. Biersdorfer, da New York Times. Biersdorfer descobriu que através da conexão USB é possível instalar programas maliciosos no aparelho. A situação fica ainda mais complicada se a recarga for feita em um computador estranho.

Pense duas vezes antes carregar seu aparelho fora de casa

Ao conectar seu aparelho em pontos públicos ou em computadores desconhecidos, uma grande janela se abre. A partir dessa conexão, um hacker pode extrair milhares de informações, como o número de série, sistema operacional e até a lista de arquivos do aparelho, ou instalar programas maliciosos no dispositivo.

GETTY IMAGES

Com seu celular “infectado”, fica fácil de monitorar suas atividades, descobrir senhas, informações confidenciais, etc, alerta Biersdorfer.

O golpe foi demostrado em convenções de hackers, onde ficou claro que é possivel fazer uma cópia dos dados telefônicos de uma pessoa sem seu consentimento.

Para evitar que seus dados sejam roubados por alguém mal intencionado, a  FTC, Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, faz algumas recomendações:

  • Não desbloquear o celular enquanto ele estiver carregando em um ponto de recarga publico;
  • Utilize um cabo USB especial, que bloqueia a transferência de dados;
  • Se possível, faça a recarga com o aparelho desligado;
  • Utilize um bom antivírus;
  • E por fim, utilize as funções de encriptação e autenticação do seu celular para proteger seus dados e arquivos.

 

Fonte: BBC
Imagens: Reprodução