Você sabe o que endometriose? Embora o nome não seja de todo uma novidade, muita gente não sabe que essa é uma doença que atinge especificamente as mulheres. De forma geral, o que caracteriza a doença é o fato do endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, crescer em outras regiões do corpo.
Embora pouca gente fale no assunto, a endometriose é um problema bem comum e pode acontecer em gerações da mesma família e costuma ser diagnosticada entre os 25 e os 35 anos. Mas, como os médicos acreditam, é provável que a doença inicie alguns meses após a primeira menstruação.
Efeitos visíveis da endometriose
Para chamar atenção para os efeitos da doença e estimular outras pessoas que sofrem com o problema a falarem sobre ele e não se envergonharem, a diretora de arte Thessy Kouzokas, de 27 anos, resolveu se manifestar na internet.
Por meio de um post no Instagram, ele postou uma foto sua em momento de crise, depois do rompimento de um cisto.
Exposição e feedback
Segundo Thessy, agora ela está medicada e passa bem, e foi por isso que decidiu postar o antes e o depois do auge da endometriose.
Segundo ela, embora tenha ficado relutante em se expor dessa maneira na internet, o engajamento das pessoas e as inúmeras mensagens que ela recebeu de meninas que têm o mesmo problema a comoveu. Conforme contou, muitas das mulheres que entraram em contato se sentiam até então.
Veja a postagem que revela os efeitos da endometriose:
Abaixo, você confere o o texto da postagem na íntegra e traduzido:
“Isso é muito chocante para as pessoas. Isso sou eu. Isso é a endometriose. Eu nunca tive a intenção de compartilhar essas fotos porque eu estou nua, mas, meu Deus, eu não consigo acreditar na quantidade de mensagens que recebi de garotas que têm endometriose também e se sentem sozinhas.
A foto da esquerda é do meu abdômen três semanas depois do rompimento de um cisto (há cinco semanas). Já a da direita sou eu agora, com um remédio chamado “synarel” que parou todos os meus hormônios e causou uma menopausa aos 27 anos.
Minha próxima viagem à Grécia usando esse medicamento será com esperança de me preparar e estar na melhor condição, tanto física quanto mental, para a operação que farei no fim de agosto. Endo não é brincadeira. Eu serei operada por mais de sete horas e hospitalizada por uma semana.
Por favor, espalhe informações sobre a endo. E se você conhecer alguém com dores menstruais intensas, POR FAVOR, fale para ele investigar isso. E para minhas garotas com endo… vocês não estão sozinhas”.
Viu como é tenso? Então, não se envergonhe se você sofrer com esse mal e não demore a procurar ajuda médica!
Agora, falando em doenças e sobre seus sintomas, não deixe de conferir ainda: Formigamento nas mãos pode ser inofensivo ou um sinal de doenças graves.
Fonte: Catraca Livre