A Mulher Invisível é o alter-ego de Susan Richards, ou simplesmente Sue. Ela faz parte da grande equipe de heróis da Marvel Comics, o Quarteto Fantástico. Sobretudo, é uma das maiores personagens da Casa das Idéias.
Jéssica Alba foi quem deu vida a Mulher Invisível nos cinemas (Quarteto Fantástico, 2005, e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, 2007), pela primeira vez. Em seguida, Kate Mara assumiu o papel na segunda tentativa de franquia no cinema (Quarteto Fantástico, 2015).
Primeiramente, Susan era uma mulher normal, até sofrer uma exposição intensa à radiação cósmica. Deste momento em diante, junto aos outros integrantes da equipe (que também são uma família) passou a ter a capacidade de se tornar invisível.
Entretanto, em comparação com seus companheiros, as habilidades da Mulher Invisível acabaram se tornando um pouco desnecessárias.
Com o passar do tempo, os criadores da super-heroína, Stan Lee e Jack Kirby, começaram a desenvolver novos dons para Susan. Para que então, posteriormente, ela pudesse ficar em pé de igualdade com seus companheiros.
Inclusive, no filme de 2005 e 2007, é possível vê-la gerando campos de força em torno de si. Certamente, isso já era um exemplo da expansão dos seus poderes.
Os poderes da Mulher Invisível
Mesmo com Stan Lee e Jack Kirby aumentando os dons de Susan, o reconhecimento da heroína só aconteceu quando John Byrne assumiu os quadrinhos. Tudo isso aconteceu em 1980. A propósito, antes de John tomar conta da história, Susan era chamada de Garota Invisível.
Invisibilidade
Como seu próprio nome descreve, a Mulher Invisível consegue tornar-se total ou parcialmente invisível. Além disso, ela também pode tornar outras pessoas ou objetos invisíveis.
Campo de força
Sue consegue com o poder da mente criar campos de força invisíveis em torno de si e de outros. Eles são praticamente indestrutíveis e invisíveis.
Controle das ondas de luz
Também mentalmente ela consegue dobrar os comprimentos de onda de luz em torno de si e também nas imediações. Ela também é capaz de controlar a luz para conseguir manter completamente a sua visão.
Levitação
Susan é capaz de criar campos de força em diversos formatos, como rampas ou escadas, que fazem com que ela consiga se deslocar por algo não visto. Ou seja, assemelha-se a uma levitação.
Combate corpo-a-corpo
Apesar de não ser um super poder, a Mulher Invisível foi treinada na luta corporal por Punho de Ferro. Além disso, ela recebeu uma ajuda extra da Mulher Hulk e do Coisa. Isso fez com que ela se tornasse totalmente competência na luta corpo-a-corpo.
Curiosidades sobre a heroína
Abandono ao quarteto
Em alguns momentos das HQs, Susan acaba deixando o Quarteto Fantástico. Por esse motivo, outras super-heroínas acabaram à substituindo em sua ausência. A rainha Medusa, dos Inumanos, Crystal, irmã da rainha e até Tempestade, do X-Men, já fizeram parte do Quarteto.
Baixa autoestima
Mesmo sendo a mais poderosa do time -sendo a “mãe” de toda a equipe -, Sue frequentemente questiona o seu papel. Além disso, ela está sempre em dúvida quando o assunto é a devoção de Reed a ela e a família.
Primeiro amor
Quando Susan se apaixonou por Reed pela primeira vez, ela tinha apenas 12 anos. Por outro lado, ele já tinha 19 e ficou bastante constrangido com o acontecimento. Posteriormente, eles começaram a namorar – quando ambos já eram maiores de idade.
Profissão
Na sua história inicial, Susan era uma modelo. Entretanto, esse enredo foi alterado para que a personagem não ficasse associada aos padrões da época. Por fim, ela deixou de ser modelo para ter um doutorado.
História
Quando criança, Susan perdeu a mãe em um acidente de carro. Por causa da morte, seu pai tornou-se um alcoólatra e em seguida foi preso por assassinar uma pessoa. Por fim, Sue se mudou para a casa da tia junto com o irmão quando tinha 12 anos. Posteriormente ela se mudou para Califórnia para viver com Reed. Ela até tentou uma carreira de celebridade, mas não foi para frente.
Bad Girl?
Em algumas histórias, Susan mostra que não é sempre a mulher perfeitinha. Na primeira história ela envergonha Ben na frente dos outros. Frequentemente sua beleza era usada para distrair os vilões. Durante a história de Time Runs Out, Susan consegue enganar Capitão América, Capitã Marvel, além de toda a S.H.I.E.L.D.
Além disso, na história em que o Homem-Psíquico a transforma em Malice, ela se aproveita do conhecimento que tem sobre Reed e do Homem-Psíquico para conseguir se vingar dele. Por fim, quando Reed disse que estava tentando protegê-la, Sue criou um tubo de campo de força que atravessava 35 andares do edifício para prová-lo que não precisava de proteção.
Malice
Certa vez Homem-Psíquico se aproveitou da fragilidade da Mulher Invisível por ter perdido um bebê. Ele conseguiu aumentar todas as suas emoções negativas, fazendo-a se tornar Malice, uma vilã. Nessa forma, Sue atacou todos os seus companheiros e só conseguiu voltar ao normal com o apoio do marido. Em uma luta com o vilão, ela quase o mata.
Posteriormente, seu filho vindo de outra realidade consegue retirar Malice de Sue. Entretanto, em outra história, O Homem Quieto usa seus poderes para fazer com que Sue acredite que Malice havia voltado para ela. Mas isso tudo foi apenas uma modificação criada em suas ondas cerebrais.
Grupos
Apesar de ser reconhecida como a mais forte do Quarteto Fantástico, Susan fez parte de outros pouquíssimos grupos na Marvel. É possível encontrá-la na Fundação Futuro, nos Vingadores, nos Vingadores Secretos – criados durante a Guerra Civil e nas Libertadoras.
Briga de irmãos
Apesar de lutarem lado-a-lado, Susan e Johnny não se davam bem. Na verdade, todos os outros integrantes do grupo acreditavam que Johnny era um jovem egocêntrico e mimado. Isso começa a mudar com o tempo, principalmente quando os dois acabam tendo seus poderes trocados. Posteriormente Sue assume admirar o irmão por conseguir controlar tão bem seu poder.
Enfim, gostou de saber um pouco mais sobre a heroína? Em seguida leia mais sobre outro: Homem-Formiga – História e diferentes versões do herói da Marvel
Imagens: Twitter, Unimado, Pinterest, Cabanadoleitor, Multversogeek, Pinterest, Observatoriodocinema, Pinterest, Worthpoint, Ign, Comicvine, Youtube, Instituteofidletime, Geeknfeminist, Comicvine, Wallur, Protocolosmarvel
Fontes: Marvelcosmic, Legiaodosherois