Curiosidades

Homem-Formiga – História e diferentes versões do herói da Marvel

Criado originalmente na década de 60, o Homem-Formiga se tornou um dos personagens mais importantes da Marvel e ganhou diferentes versões.

Atualizado em 30/07/2020

No mundo dos quadrinhos, o Homem-Formiga é um dos principais personagens da Marvel. Fora das páginas, no entanto, ele só passou a ganhar destaque depois que ingressou no Universo Marvel nos Cinemas.

Apesar disso, a versão que foi parar nos filmes não foi a original do herói. Isso porque o Homem-Formiga teve algumas versões diferentes ao longo dos anos. A primeira delas, por exemplo, esteve presente na fundação dos Vingadores.

Sendo assim, vamos entender o que está por trás da história de cada herói que já teve esse nome.

Hank Pym

Homem-Formiga - história do personagem e suas diferentes versões
ComicVine

O primeiro Homem-Formiga foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber. Ele fez sua estreia em 1962, nas páginas de Tales of Astonish #27. Hank Pym era um cientista que inventou a Partícula Pym, capaz de fazê-lo mudar de tamanho. Além disso, Pym utilizava um capacete capaz de controlar formigas.

Após algum tempo na vida de herói, Pym ganhou a companhia de sua namorada. Janet Van Dyne, que também utilizava a partícula Pym para diminuir de tamanho e se tornar a Vespa. Juntos, os dois estiveram presentes na fundação dos Vingadores.

Ao longo da vida, Hank Pym teve outras identidades, como Gigante e Jaqueta Amarela. Além disso, chegou a ter problemas de personalidade e comportamento, o que fez com outro herói fosse utilizado com seu antigo nome.

Scott Lang

Homem-Formiga - história do personagem e suas diferentes versões
CBR

Scott Lang foi criado em 1979, por David Michelinie e John Byrne. A princípio, ele era um engenheiro eletrônico de muito talento, que acabou entrando na vida do crime para conseguir ter dinheiro para sustentar a família. Ele acabou sendo preso após sua primeira tentativa de assalto, mas foi liberado antes do fim da pena, por bom comportamento.

Fora da prisão, Scott conseguiu um emprego como engenheiro nas Indústrias Stark. Entretanto, ao mesmo tempo, descobriu que sua filha, Cassia, tinha uma doença grave no coração. Foi nesse momento que ele conheceu a Drª Erica Sondheim, que seria capaz de ajudá-la.

A doutora, porém, acabou sendo raptada por um mutante e precisava ser resgatada. Para isso, Scott acabou roubando o antigo uniforme de Hank Pym. Aceitando que voltaria para a prisão por mais um roubo, Scott se surpreendeu ao receber de Hank o uniforme e a identidade de novo Homem-Formiga.

Eric O’Grady

Homem-Formiga - história do personagem e suas diferentes versões
Comic Attack

Um terceiro personagem ainda chegou a utilizar o nome Homem-Formiga. Eric O’Grady era um agente da SHIELD, que também roubou um dos uniformes.

Ele encontrou os equipamentos escondidos em um armazém da agência e acabou utilizando a tecnologia para se tornar criminoso. Com os novos poderes, Eric chegou a fazer parte dos Thunderbolts, grupo de supervilões a serviço do governo.

Vingadores e Quarteto Fantástico

Homem-Formiga - história do personagem e suas diferentes versões
Comic Book Herald

Assim como Hank Pym foi essencial para a formação dos Vingadores, Scott também participou de muitas missões com o grupo. A princípio, ele atuava sozinho ou fazia parceria com alguns heróis, mas demorou a conseguir o respeito do grupo.

Foi só depois de conseguir ajudar os Vingadores a derrotarem um de seus inimigos, que ele ganhou mais prestígio. Com o tempo, ele acabou sendo convidado a fazer parte oficial do grupo.

Além disso, Scott também chegou a integrar o Quarteto Fantástico. Durante uma época de desaparecimento do Senhor Fantástico, Scott foi convocado para substituí-lo, graças ao seu conhecimento tecnológico.

A experiência fez com que o Quarteto desenvolvesse muito respeito e confiança por Scott, mas ele abandonou o grupo após a volta do Senhor Fantástico.

Poderes

Homem-Formiga - história do personagem e suas diferentes versões
Where to Start Reading

O principal poder do Homem-Formiga é conseguir mudar de tamanho. Apesar do nome, no entanto, ele não consegue ficar apenas pequeno. O desenvolvimento das Partículas Pym permitiu que, eventualmente, o herói pudesse também aumentar de tamanho.

Além disso, ele consegue controlar várias formigas e outros insetos. Isso porque possuía um dispositivo capaz de se comunicar com esses animais, que faziam toda a diferença em suas missões em tamanho reduzido.

O traje do herói ainda conta com jatos de voo e manoplas de energia bioelétrica.

Fontes: Rika, Aficionados, Cine Click, Legião dos Heróis

ImagensComicVinecomicbookCBRComic Book HeraldComic AttackWhere to Start Reading