Curiosidades

Namor, quem é? Origem, história e curiosidades sobre o herói da Marvel

Criado em 1939, Namor é considerado o primeiro mutante do Universo Marvel e é uma das mentes mais brilhantes e influentes dos quadrinhos

Por P.H Mota

Namor é um personagem de quadrinhos criado por Bill Everett para a Funnies Inc. O estúdio era responsável por criar vários quadrinhos sob demanda e foi responsável por desenvolver o personagem que seria publicado na revista Marvel Comics #1, em 1939. Na época, a revista ainda fazia parte da Timely Comics, que viria a se tornar a Marvel Comics que conhecemos.

Já na década de 60, Namor voltou às páginas dos quadrinhos em histórias do Quarteto Fantástico. Stan Lee e Jack Kirby foram responsáveis por trazê-lo de volta, as de uma forma diferente.

Além disso, o personagem também faz parte do retorno do Capitão América ao universo Marvel. Isso porque foi ele que bateu num pedaço de gelo no Pólo Norte, revelando o local em que o herói estava congelado.

História

Namor - origem, história e curiosidades sobre o herói aquático da Marvel
Plano Crítico

Namor nasceu como híbrido do relacionamento entre um humano e uma princesa do reino de Atlantis. O navio do Capitão Leonard McKenzie estava procurando por poderoso artefato em uma cidade perdida.

Continua após a publicidade

Durante a aventura, o capitão desconfiou que  um de seus passageiros, Paul Destiny, tinha intenções ruins com o artefato. Sendo assim, decidiu causar uma avalanche para aprisionar o homem, mas acabou enterrando a cidade. Por causa do incidente, o Rei de Atlantis, Thakorr, enviou sua filha Fen numa missão de investigação.

Fen acabou sendo capturada e se apaixonou por Leonard McKenzie e os dois se casaram. Entretanto, Thakorr enviou uma missão para resgatar sua filha, provocando a morte do capitão. A princesa retornou para casa e, nove meses depois, Namor nasceu.

Guerras

Namor - origem, história e curiosidades sobre o herói aquático da Marvel
Marvel

Filho de uma princesa, Namor cresceu com aversão ao povo da superfície, os humanos. Quando o rei Thakorr descobriu mergulhadores próximos a Atlantis, por exemplo, Namor liderou um ataque à cidade de Nova York. Essa história marcou o início das aventuras do personagem, durante seu combate com o Tocha Humana original.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Atlantis foi atacada pelos nazistas. Para combatê-los, Namor se aliou com os Invasores e lutou ao lado de Capitão América, Tocha Humana e outros heróis. Com a derrota dos nazistas e o fim da Segunda Guerra, então, o atlante voltou para casa.

Continua após a publicidade

Após o conflito, Atlantis chegou a sofrer de novo, mas dessa vez com efeitos de vários terremotos. O personagem voltou para Nova York e se deparou com Paul Destiny, que agora controlava o artefato poderoso que procurara e estava causando os tremores. Em razão desses ataques, Thakorr e Fen morreram e Namor perdeu a memória.

Anti-herói

Namor - origem, história e curiosidades sobre o herói aquático da Marvel
Plano Crítico

Por causa da amnésia, Namor passou a vagar por Nova York como morador de rua. Foi assim que ele foi encontrado por Johnny Storm, o Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Storm ajudou o personagem e o jogou no mar, trazendo suas memórias de volta. Recuperado, ele assumiu o posto de Rei de Atlantis.

Eventualmente, Namor deixou de odiar o povo da superfície. Assim, se reaproximou de antigos aliados e voltou a combatar ao lado de heróis clássicos, assim como o Capitão América. Ao longo dos anos, ele alternou entre as posições de líder de seu povo e exilado, seja por decisões políticas ou pessoais.

Entre suas aventuras, chegou a formar o grupo dos Defensores, ao lado de Hulk e Doutor Estranho. Namor também fundou o grupo dos Illuminati, juntamente com outras grandes mentes do Universo Marvel, como Senhor Fantástico, Homem de Ferro, Doutor Estranho, Professor X e Raio Negro. Entretanto, ele deixou o grupo quando não concordou com o envio do Hulk para um exílio no espaço.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre Namor

Namor - origem, história e curiosidades sobre o herói aquático da Marvel
Legião dos Heróis

Poderes: Namor é um mutante, assim como os X-Men, e um dos personagens mais forte da Marvel. Naturalmente, suas habilidades são aumentadas debaixo d’água. Por outro lado, distante dela ele enfraquece e pode até ficar doente. Além disso, é extremamente forte, resistente e absorve habilidades de animais marinhos.

Brasil: Por aqui, Namor fez sua primeira aparição em 1940, na revista Gibi Mensal.

Animação: Em 1966, o personagem ganhou uma versão animada no desenho Namor: O Príncipe Submarino. A animação integrava o bloco Marvel Superheroes, ao lado de histórias de Capitão America, Homem de Ferro, Thor e Hulk.

Filme: Muitas especulações giram em torno de um filme do personagem nos cinemas, mas a questão é polêmica. Isso porque os direitos de distribuição dele não estão com a Marvel/Disney. Apesar disso, existem boatos (e torcida) que sugerem que o personagem possa aparecer numa nova história do Pantera Negra.

Continua após a publicidade

Fontes: Marvel Fandom, Protocolos Marvel, Guia dos Quadrinhos, Quinta Capa, Ei Nerd, Legião dos Heróis

Imagens: TecMundoPlano Crítico, MarvelLegião dos Heróis

Próxima página »

Escolhidas para você