Sentir o nariz ardendo é muito mais comum do que se imagina. Aliás, a ardência no nariz é algo tão normal no dia a dia de várias pessoas que é lógico que não teria só uma causa, não é?!
Nariz ardendo por ser provocado por rinite alérgica, mudança climática, sinusite e, surpreendentemente, menopausa.
Enfim, a ardência no nariz não é nada grave. Contudo, esse problema pode trazer um certo desconforto para quem o sente.
Entretanto, se esse ardidinho no nariz chegar junto com sangramento, tontura e até febre, é necessário a visita a um médico. Só ele poderá fazer um diagnóstico correto.
Nariz ardendo – quais são as causas?
O nariz pode ser considerado como uma das barreiras de proteção e defesa do organismo. Isso acontece porque é ele quem filtra e aquecer o ar, impossibilitando que microorganismos e outros poluentes, como poeira, entrem no corpo. Todavia, algumas coisas podem fazer com que a gente sinta o nariz ardendo. Veja algumas delas:
Tempo seco
Sim, a mudança climática é um dos maiores motivos para que as pessoas fiquem com o nariz ardendo. O clima muito seco ou muito quente faz com que as vias aéreas fiquem ressecadas. Portanto, quando a pessoa respira, o nariz arde. Outro motivo que resseca o nariz é o ar condicionado.
- Para ajudar: use umidificador ou coloque uma bacia de água no quarto, isso vai auxiliar na umidade do ar. Além disso, lave o nariz com soro fisiológico e beba muita água para se hidratar.
Gripe ou resfriado
Por causa da presença do vírus na via aérea a mucosa do nariz fica irritada. Enfim, isso causa a ardência no nariz. Além disso, a coriza e os espirros também auxiliam na hora de deixar o nariz ardendo.
- Para ajudar: nesse caso, é necessário combater a gripe para melhorar a ardência. Portanto, tome remédios que aliviem os sintomas. E também beba muito líquido.
Remédios
Quando você lê a bula, se atenta aos efeitos colaterais do remédio? Então, alguns destes pode trazer o ressecamento da mucosa nasal como efeito colateral. Como por exemplo, descongestionantes e sprays nasais. Aliás, algum desses ainda possuem substâncias que podem fazer com que o nariz fique mais suscetível a infecções.
- Para ajudar: Se remédios estiverem deixando o nariz ardendo, a melhor opção é ir em um médico para analisar se é necessário a suspensão e substituição do remédio.
Rinite alérgica
Essa doença, a rinite alérgica, é uma inflamação que ocorre na mucosa nasal. Enfim, ela é causada devido a presença de algumas substânticas irritativas no nariz. Como por exemplo: pêlos de animais, poeira, perfumes e até o pólen. Então, por causa da inflamação (ou irritação), a pessoa com rinite começa a ter coriza e coceira. Daí que vem a sensação do nariz ardendo.
- Para ajudar: Manter a casa sempre limpa é essencial para descobrir o que causa a rinite e então evitá-lo. Em outros casos mais complicados, é necessário a visita a um alergologista para que ele receite remédios antialérgicos.
Sinusite
Essa doença é causada por uma inflamação dos seios nasais. E o nariz ardendo é um dos seus sintomas, junto com a coriza, a dor de cabeça e a sensação de peso no rosto. Além disso, a sinusite pode vir através do vírus Influenzae ou de bactérias. Portanto, é necessário descobriu qual dos dois causou a infecção para fazer o tratamento correto.
- Para ajudar: Se a causa da sinusite for um vírus, o tratamento será feito com antigripais. Contudo, se for causado por uma bactéria, o tratamento é feito com antibióticos. Aliás, descongestionantes nasais também podem ajudar a aliviar alguns sintomas.
Síndrome de Sjogren
Esta síndrome é uma doença auto-imune. Enfim, ela é causada devido a uma inflamação nas glândulas do corpo. Como consequência, isso faz com que a boca e os olhos ressequem. E, de forma mais rara, o nariz também.
- Para ajudar: Caso comece a sentir o ressecamento da boca, dificuldade de falar e engolir, ressecamento dos olhos e sensibilidade à luz, consulte um reumatologista.
Covid-19 e ardência no nariz
O coronavírus possui sintomas muito semelhantes aos de resfriados e gripes. Entretanto, ainda é possível encontrar algumas diferenças entre eles. Apesar disso, não existe confirmação de que o covid-19 cause ardência no nariz.
Covid-19
- Período de incubação: até 14 dias
- Sintomas aparecem graduamente
- Tosse, febre, fadiga e falta de ar são frequentes
- Espirros e nariz entupido acontecem raramente
- Em alguns casos o paciente tem dor de cabeça e de garganta, dor no corpo, diarréia e falta de apetite.
Gripe
- Período de incubação: até 4 dias
- Os sintomas aparecem de forma abrupta
- Febre, fadiga, dor de cabeça, dor no corpo e perda de apetite são frequentes
- Falta de ar e espirros acontecem raramente
- Em alguns casos o paciente tem o nariz entupido, dor de garganta e diarréia
Resfriado
- Período de incubação: até 3 dias
- Os sintomas aparecem de forma gradual
- Nariz entupido, espirros, dor de garganta e dores no corpo são frequentes
- Falta de ar, dor de cabeça e diarréia acontecem raramente
- Em alguns casos o paciente tem fadiga e perca de apetite
Como cuidar de um nariz ardendo
Antes de mais nada, é necessário descobrir o que causou a ardência no nariz. Contudo, algumas dicas podem auxiliar na hora de cuidar desse problema.
- Beba muita água. Ela hidrata ajuda a hidratar todo o corpo. Além disso, evite cafeína e álcool. Pois ambos podem aumentar o incômodo de ter o nariz ardendo.
- Invista em um umidificador. Ele vai ajudar a melhorar a umidade em épocas secas. Caso você não tenha um, um balde de água na frente do ventilador também funciona bem.
- Em caso de nariz entupido: usar descongestionantes nasais.
- Em caso de coriza: utilizar anti-histamínicos.
- Para liberar secreções: utilizar expectorantes ou fluidificadores.
Nariz ardendo, quando ir ao médico?
Como já foi dito anteriormente, sentir o nariz ardendo não é caso de se desesperar até porque é algo comum. Entretanto, é indicado procurar um médico caso essa ardência dure mais de uma semana. Além disso, alguns sintomas também podem precisar de mais atenção, como:
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Febre
- Tontura ou desmaio
- Dificuldade para respirar
- Sangramento nasal
- Ressecamento de mucosas (boca, olho, nariz e genital)
Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Coceira na garganta, o que fazer? Possíveis causas do problema
Imagens: Artritereumatoide, Metrojornal, Medium, Uol, Drogariasantoremedio, Revistamedicinaintegrativa, Reumanizar, Revistagalileu, Comigosaude, Portalcontexto, Gazetadopovo e Labcac
Fontes: Tuasaude, Posestacio e Cuidadospelavida