Nasa encontra segunda Lua ao redor da Terra

Sim, você aprendeu na escola que nosso planeta conta com uma única Lua que orbita em nosso redor. No entanto, a Nasa descobriu recentemente que nossos livros didáticos podem precisar de uma renovação suas informações, já que uma segunda Lua foi encontrada em torno da Terra.

Conforme a agência americana, nossa segunda Lua está sendo chamada de “2016HO3”. Ela foi vista pela primeira vez em 27 de abril deste ano (2016), a partir do telescópio Pan-STARRS1, localizado no Havaí.

Mas, ao contrário do que tendemos a imaginar, a segunda Lua de nosso planeta não é muito parecida com a Lua que estamos acostumados a ver nas fotos tiradas por astronautas e por sondas. A segunda Lua se trata, na verdade, de uma mini-lua, um asteroide bem menor que a nosso satélite natural oficial, digamos assim. Além disso, ela conta com um curso elíptico e uma trajetória completamente irregular na órbita terrestre.

2

Segunda Lua centenária

Para não gerar confusões, pelo menos por enquanto, nossa segunda Lua está sendo chamada de “2016HO3”. Ela foi vista pela primeira vez em 27 de abril deste ano (2016), a partir do telescópio Pan-STARRS1, localizado no Havaí.

1

E, se você pensa que a segunda Lua acabou de aparecer acima de nós, acredite, ela é bem, bem, bem mais velha que você. Os cientistas calculam que ela gira em torno de nosso planeta há um século e que ela deve permanecer ao nosso redor por, pelo menos, outras centenas de anos.

Proporções do 2016HO3

1

Segundo os pesquisadores, já se sabe que este corpo celeste conta com 36,5 metros de diâmetro e está a uma distância de nós que varia entre 38 e 100 vezes à distância da Lua da Terra. Isso significa, conforme eles, que ele está entre 14 milhões e 40 milhões de quilômetros de nosso planeta.

Abaixo, disponibilizamos um vídeo, divulgado pela própria Nasa, onde você consegue ver e entender melhor a rota do asteroide e a rota de nosso próprio planeta ao redor do sol. Só não se esqueça de ajustar as legendas, já que o vídeo está em inglês.

Veja como se movimenta a segunda Lua da Terra:

 

E, por falar em coisas acima de nós, confira também: 9 coisas mais estranhas que já foram enviadas ao espaço.

Fonte: Superinteressante, Nasa