Curiosidades

Noz-moscada: benefícios e curiosidades sobre essa especiaria

A Noz-moscada é uma especiaria altamente aromática com sabor amadeirado agridoce e um rico aroma quente; veja mais sobre ela neste artigo.

A noz-moscada é um tipo de erva das sementes da árvore chamada Myristica fragrans, nativa das Molucas, ou Ilhas das Especiarias, da Indonésia. Como outras especiarias, a noz-moscada também tem muitas propriedades medicinais.

Em suma, ela contém cobre, vitamina B1, vitamina B6, magnésio e antioxidantes. Portanto, ela pode ajudá-lo a cuidar da saúde e se livrar de muitos tipos de doenças. Vamos conferir seus principais benefícios abaixo.

7 benefícios da noz-moscada

1. Ajuda a melhorar a digestão

A noz-moscada é conhecida por ter propriedades medicinais que podem tratar úlceras estomacais e ajudar na indigestão. Desse modo, muitas pessoas adicionam esse tempero aos alimentos, pois ajuda na digestão fácil. Às vezes, até as sobremesas indianas são misturadas com um pouco de noz-moscada pelo mesmo motivo.

2. Ajuda na atividade cerebral

A noz-moscada funciona como um afrodisíaco, o que significa que pode estimular as células nervosas do cérebro. Os produtos químicos desta especiaria podem ajudar a liberar hormônios do bem-estar no corpo, o que, por sua vez, tem um efeito calmante em você.

Continua após a publicidade

Portanto, como melhora o humor e funciona como um tônico, ela é uma ótima opção para ajudar a tratar o estresse.

3. Ótimo para sua pele

Se você está procurando um produto natural que possa fazer maravilhas pela sua pele, a noz-moscada é a sua resposta. São muitos os benefícios da especiaria para o rosto e a pele.

Continua após a publicidade

Suas muitas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias podem ajudar a manter a pele saudável, flexível e desobstruir os poros e cravos.

Além disso, a noz-moscada funciona como um ótimo esfoliante facial. A melhor maneira de usar este tempero para a pele é misturá-lo em pó com mel e esfregar suavemente a pele.

Continua após a publicidade

4. Ajuda a tratar o mau hálito

O mau hálito é uma toxina de sobrecarga em seu corpo. A noz-moscada é conhecida por ter propriedades antibacterianas e antimicrobianas, e isso pode ajudar a limpar seu sistema.

Um dos óleos essenciais encontrados na especiaria é o eugenol, que também pode ajudar a aliviar a dor de dente. Macelignan , um produto químico encontrado na noz-moscada, pode ajudar a prevenir cáries.

5. Ajuda a regular a pressão sanguínea e a circulação

A noz-moscada é rica em minerais como cálcio, potássio, manganês e ferro, os quais ajudam a regular a pressão arterial e melhorar a circulação do sangue. Esses minerais têm o efeito de reduzir o estresse, além de relaxar os vasos sanguíneos e auxiliar na regulação da pressão arterial.

6. Ajuda a tratar a insônia

A noz-moscada parece ter propriedades para tratar a insônia também. Um pouco da especiaria, em um copo de leite morno, provou induzir sonolência em muitas pessoas.

Continua após a publicidade

Esta é uma tradição milenar que foi transmitida por gerações porque é, de fato, altamente eficaz. Na verdade, a especiaria para induzir o sono é uma maneira orgânica e saudável de tratar a insônia.

7. Ajuda a aliviar a dor

Por fim, a noz-moscada tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto. Este tempero tem produtos químicos como miristicina, elemicina, safrol e eugenol que o tornam útil no tratamento da dor.

Esses compostos são encontrados no óleo de noz-moscada. Assim, os benefícios do óleo de noz-moscada incluem o tratamento de inchaço, inflamação, dor nas articulações, espasmos musculares, dores e feridas.

7 curiosidades sobre a noz-moscada

1. Em grandes quantidades, a noz-moscada tem um efeito alucinógeno.

Continua após a publicidade

2. A árvore de noz-moscada é nativa das Ilhas Banda da Indonésia e produz duas especiarias diferentes: Noz-moscada e Macis.

3. A noz-moscada inteira é armazenada quase indefinidamente em recipientes herméticos, mas a noz-moscada moída perde seu sabor muito rapidamente.

4. Banda noz-moscada e macis são superiores aos das Índias Ocidentais.

5. Macis é muito mais cara do que anoz-moscada porque seu rendimento é cerca de dez vezes menor que o outro tipo.

Continua após a publicidade

6. A noz-moscada combina bem com pratos doces e salgados: sobremesas, frutas, espinafre, recheios de queijo, vitela, porco, bem como abóbora, ovos, repolho.

7. Sempre compre noz- moscada inteira e rale-a conforme necessário.

Fontes: Saúde Abril, Minerva Foods, Ecycle, Livup, Dicas de mulher

Então, achou esta lista interessante? Pois, leia também:

Continua após a publicidade

Carolina Reaper: conheça a pimenta mais ardida do mundo

Benefícios do alho para a saúde: vantagens para o corpo

Plantas alucinógenas – Espécies e seus efeitos psicodélicos

Benefícios da cebola – Tipos, propriedades e cuidados ao consumir

Continua após a publicidade

Seitan, o que é? Como é feito e benefícios do substituto vegetal da carne

Próxima página »

Escolhidas para você