Curiosidades

O que é a proporção áurea, conhecido como o número de Deus?

O número de Deus, ou simplesmente proporção áurea, é uma das sequencias matemáticas mais perfeitas já encontrada pelo homem.

Atualizado em 26/09/2019

O que é belo? A pergunta gera divergência de opiniões, uma vez que a beleza é relativa de individuo para individuo. Mas, para a natureza e a matemática, a beleza é exata e se encontra na proporção áurea.

A proporção áurea pode ser encontra em vários e diferentes elementos da natureza, sendo aqui na terra e também no espaço. É um padrão que se repete.

Também conhecido como o número de Deus, desde que foi descoberta, também está presente no universo da arquitetura, do desing e também no mundo das artes.

O que é uma proporção áurea? A resposta simples é que se trata de um padrão numérico que se repete em muitas coisas da natureza. A resposta mais complexa, o Segredos do Mundo te dá a seguir.

O que é o número de Deus?

O que é a proporção áurea, conhecido como o número de Deus?

Matematicamente, a proporção áurea é uma constante real algébrica irracional obtida quando dividimos uma reta em dois segmentos de forma que o segmento mais longo da reta dividida pelo segmento menor seja igual à reta completa dividida pelo segmento mais longo. Seu valor é constituído por 1,6180339887, ou simplesmente 1,6180.

Na maioria das vezes a proporção áurea é simbolizada usando phi, após a 21ª letra do alfabeto grego. Assim como o número pi (a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro), os dígitos continuam, teoricamente, até o infinito.

Origem

O que é a proporção áurea, conhecido como o número de Deus?

Existem muitas teorias possíveis sobre quando o ser humano começou a usar a proporção áurea. Acredita-se que provavelmente o homem empregou o conceito quando projetou o Parthenon, no século 5 a.C. Platão escreveu sobre o Phi, e Euclides foi o primeiro a descrevê-la em sua obra “Os Elementos”, há 2,3 mil anos.

No inicio do século 13, o italiano Leonardo Fibonacci descobriu propriedades únicas em uma sequência de números (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, …). Veja:

O que é a proporção áurea, conhecido como o número de Deus?

 

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quem é o homem mais bonito do mundo (segundo a proporção áurea)

Fonte: Fatos Desconhecidos

Imagem: Jornal do Empreendedor LiveScience