A astrofísica é um campo cheio de mistérios e de termos que despertam a curiosidade. Você já ouviu falar em buraco banco, por exemplo? Apesar de soar como uma invenção, ao que tudo indica ele é o oposto dos famosos buracos negros.
Segundo especialistas, o conceito de buraco branco está ligado a uma consequência hipotética da Teoria da Relatividade, explicada por Einstein. E sim, você não seu errado, a existência desse tipo de buraco no universo é uma especulação, uma hipótese apenas.
Como funcionaria um buraco branco?
De forma geral, enquanto um buraco negro suga matéria e luz que estejam ao seu redor, consumindo tudo, o buraco branco seria uma espécie de depósito. É por isso que ele é entendido como o lado oposto do primeiro tipo de buraco e seria um lugar onde a energia e a matéria apareceriam.
O problema é que, no passado, alguns astrofísicos acreditavam tudo que entrava por um buraco negro apareceria em um outro universo por meio do buraco branco. E é nesse ponto que as coisas se enrolam.
Mais de um universo
Falar sobre buraco branco é defender a teoria de que exista pelo menos mais um universo além do que habitamos. E isso nunca foi comprovado, assim como não é comprovada a existência desses buracos brancos.
É devido a todas essas incertezas que o buraco branco quase não é mencionado mais. De forma geral, os astrofísicos “preferem queimar seus neurônios em temas mais palpáveis”, como mencionou a reportagem da Super Interessante.
E então, você já tinha ouvido falar nesse assunto? Você acha possível a existência de outro universo? Comente!
Fontes: Super Interessante, Galileu
Imagens: Galileu, Caf Astronomia, Mistérios do Universo, Acredite ou Não
3 comentários em “O que é buraco branco?”