O que é pangolim? Conheça esse estranho (e fofo) mamífero

Pangolim, para quem não sabe, é um bichinho simpático, uma mistura de tatu com tamanduá e que carrega uma característica bem especial: ele é o único mamífero totalmente coberto com escamas que se tem notícia!

Típico de zonas tropicais como a Ásia e a África, o pangolim é também um dos animais mais traficados do mundo e, por isso, está em risco de extinção. Dados da Ong WWF, apontam que o número de pangolins mortos entre os anos de  2011 e 2013 tenha sido entre 117 mil e 234 mil.

Carne e escamas

No Vietnã, por exemplo, a carne desse bichinho é tida como iguaria exótica caríssima, que chega a custar 250 dólares o quilo, algo em torno de 830 reais.

Além disso, as escamas do pangolim, feitas de queratina, também são muito visadas. Elas costumam ser usadas para fins medicinais devido à crença de que contem com propriedades que curam males como o câncer.

Produtos artesanais também são feitos com a escama do pangolim. Esses artigos são comercializados a custo de ouro e chegam a valer 1.500 dólares, quase 5 mil reais; dependendo da quantidade do material orgânico usado.

Hábitos do pangolim

Mas, além de ser tão visado por caçadores, o que torna o pangolim ainda mais ameaçado é sua docilidade e o fato de ser um bicho solitário. As únicas épocas da vida que eles interagem entre si é durante o período da reprodução e enquanto o filhote ainda é um bebê.

Apesar das garras fortes e alongadas, a maior defesa desse bichinho é a carapaça escamosa e dura, na qual eles se enrolam e ficam parecendo uma bola rígida quando se sentem ameaçados.

A calda deles também é longa e elástica, mas o pangolim a utiliza apenas para se prender aos ramos das árvores ou para alcançar os formigueiros mais profundos na hora do “almoço”. É com ela também que eles carregam seus filhotinhos.

O que o pangolim come?

A língua do pangolim também é bastante curiosa. Quem entende da espécie conta que ela (a língua) pode é maior que o próprio corpo. É com essa essa super língua, aliás, que cada um desses bichinhos chegam a comer 7 milhões de formigas e cupins em um ano.

Como eles não têm dentes na boca, além de longa, a língua do pangolim é viscosa, prendendo os alimentos que eles engolem inteiros. Só no estômago, onde eles armazenam pedras, é que a comida que ingerida é moída.

E então, você já tinha ouvido falar nesse bichinho? Ele não é simpático?

Agora falando em pangolins e vendo o quanto eles ficam diferentes quando bebês e quando adultos, você dar uma espiadinha também nessa outra matéria: 7 bebês animais adoráveis que crescem e se tornam monstrinhos.

Fontes: Veja, BBC