Curiosidades

Por que mostrar o dedo do meio é considerado uma ofensa?

Sabe aquele gesto feio que todo mundo adora fazer? Por que será que ele é considerado uma ofensa? Acompanhe a matéria e entenda porque mostrar o dedo do meio é um ato condenado em vários países pelo mundo.

Mostrar o dedo do meio é considerado como um gesto ofensivo em diferentes culturas do mundo. Isso porque remete ao pênis, como um tipo de ação primitiva, significando menosprezo. Importante pontuar que esse insulto remonta a tempos da Antiguidade Clássica, ou seja, antes do que muitos poderiam imaginar.

No entanto, a origem desse gesto não está na Grécia Antiga, uma vez que, segundo estudiosos, esse costume se apresenta também entre os macacos, porém de uma forma mais direta. Dentre esses animais, o insulto se dá propriamente com a exibição do falo aos seus oponentes frente a um conflito.

Para saber mais sobre esse gesto, não deixe de ler nossa matéria.

Origem de mostrar o dedo do meio

Mais antigo que qualquer um de nós poderia imaginar, o gesto de erguer o dedo do meio para outra pessoa, segundo os estudiosos, pode ter a ver com um costume bastante comum entre os macacos.

Continua após a publicidade

Isso porque esses animais, na hora da briga e para marcar território, não perdem tempo e mostram o pênis para seus oponentes. Dessa forma, o dedo do meio parece ser uma forma mais civilizada e polida de fazer o mesmo gesto de “poder”.

Primeiros registros na humanidade

Os primeiros registros escritos acerca desse costume aparecem no ano de 423 a.C., quando o grego Aristófanes, um poeta da época, escreveu a peça “As nuvens”. Em um dos diálogos da obra, o personagem Estrepsíades acaba fazendo a comparação, em meio a uma piada, entre o dedo do meio e o pênis. Tal ofensa, então, teria chegado da Grécia à Roma, onde passou a ser conhecida como “digitus infamis”, ou dedo obsceno.

Em outra obra, “Gestures, their Origin and Distribution” (Gestos, sua Origem e Distribuição), o zoólogo britânico Desmond Morris conta que o imperador romano Calígula (12-41) costumava fazer com que seus súditos beijassem seu dedo do meio, ao invés de sua mão, como era o hábito. Isso não só chocava os servos, como realmente consistia em uma tremenda humilhação.

Gesto de rebeldia e protesto

Atualmente, o gesto de mostrar o dedo do meio ainda é visto como uma ofensa em diversas culturas do mundo, no entanto, em meados dos anos de 1950 e 1960, quando surgiu o movimento da contracultura, esse sinal também passou a significar rebeldia em meio aos jovens.

Continua após a publicidade

Por isso, a partir de então, músicos passaram a mostrar o dedo do meio como forma de se posicionar contra o sistema vigente, tanto no âmbito econômico como no âmbito político.

Porém, não apenas para imprimir esse tipo de insatisfação os artistas mostram o dedo do meio, existem diversos episódios de celebridades que exibem seus aborrecimentos por meio desse gesto. Alguns exemplos notáveis, como quando Britney Spears, ao ser perseguida por paparazzi, perdeu a paciência e mostrou seu dedo do meio em público.

Emoji de mão mostrando o dedo do meio

Os emojis, sem dúvida, já fazem parte importante da nossa comunicação atual. Dessa forma, a cada atualização de sistema operacional ou de aplicativos de smartphones surgem mais e mais desses ícones para facilitar e para acrescentar na linguagem.

É claro que não poderia faltar um emoji mostrando o dedo do meio, já que, conforme já mencionamos, esse gesto está bem presente no nosso cotidiano.

Continua após a publicidade

E, obviamente, esse emoji traz o mesmo significado do gesto real, ou seja, é um insulto, algo rude e sem educação. Para algumas pessoas, pode ser bastante obsceno e ofensivo. No entanto, em determinados contextos, ele pode ser utilizado como brincadeira, quando algum amigo ou familiar faz uma piada ou “encheção de saco”. Mas é muito importante analisar bem o momento da comunicação para não ser inconveniente e impróprio.

Veja mais:

Fontes: BBC, Mega Curioso, Guia Emoji.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você